Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa 28 / Equipe Lamas

Casa 28 / Equipe Lamas

© Haruo Mikami © Haruo Mikami © Haruo Mikami © Haruo Mikami + 34

Casas  · 
Brasília, Brasil
  • Arquitetos: Equipe Lamas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 850.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016
  • Fotógrafo Fotografias: Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Arte ofício, Galeria Renome, Ibramar, Imax, Light Design+Exporlux, Lumini, Ornatos, Talentus marcenaria, Vitral, galeria Clima
  • Engenharia e incorporação

    Ruy Lamas
  • Engenharia

    Eng. Ruy Lamas, Eng. Júlio Novita, Eng. Vladimir Barbán
  • Colaboração projeto de mobiliário

    João Carlos Ramos Magalhães
  • Paisagismo

    João Fausto Maule
Mais informações Menos informações
© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura da Casa 28 se mostra como uma extensão da paisagem árida e exuberante do Cerrado. Uma família que buscava tranquilidade e conexão com a natureza comissionou esse refúgio urbano localizado à 10 minutos do Congresso Nacional de Brasília.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

A área de 7000 m2 possibilitou espalhar 750m2 de construção pelo terreno. Sua volumetria é permeada por jardins e generosas esquadrias de madeira garantem a iluminação natural e conectam a vivência à paisagem.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Uma variedade de perspectivas se revelam ao caminhar pela casa. Os ambientes tem alturas diferentes que confirmam uma hierarquia espacial. Extensas paredes, revestidas com argamassa polimérica, definem espaços fluidos e aberturas posicionadas em todas as direções integram as áreas de convivência. Janelões, em sua maioria posicionados leste Oeste e as paredes Norte Sul. Essa orientação permite um efeito dramático da luz natural durante o amanhecer e pôr-do-sol e abre vistas pelas casa.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Os quartos independentes e voltados para o nascente, garantem privacidade aos membros da família. Todas as 3 suítes contam com uma varanda e um pergolado metálico para trepadeiras. As amplas esquadrias, quando abertas, servem também de bancos para os dois espaços.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

As cores da paisagem encontram continuidade nos materiais: o piso de ladrilho hidráulico e paredes revestidas de fulget tem a cor da terra avermelhada do cerrado. As esquadrias e o forro de ipê, confirmam a sensação de pertencimento ao local. A estrutura metálica da cobertura e os pergolados em ferro corten também se mimetizam na vegetação.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Três Tapetes de ladrilhos hidráulicos com desenhos geométricos e coloridos foram colocados onde uso do tradicional tapete de tecido não seria prático: entrada, cozinha e sala de jantar.

Planta Baixa
Planta Baixa

Próximo à varanda, sob uma antiga árvore Jatobá, se encontra a piscina retangular revestida com mármore branco Espírito Santo. É uma piscina de conversação, com um banco em toda sua extensão e ladeada pelo deck de madeira.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

A casa 28 tem estrutura mista: pilares de concreto e cobertura em estrutura metálica. A água pluvial coletada pela cobertura é direcionada para um reservatório subterrâneo que serve à irrigação do jardim durante a seca. Painéis solares aquecem a água da residência e a piscina por todo o ano. As janelas basculantes em todos os cômodos permitem constante ventilação cruzada e dispensam o uso de ar condicionado.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Para seu interior, um espírito Lúdico, confortável e descontraído com peças desenhadas pelo arquiteto Samuel Lamas e mestres do design nacional e internacional: Sergio Rodrigues, Tenreiro, Geraldo de Barros, Zalszupin, Jean Gillon, Lúcio Costa, Lina Bo Bardi, Irmãos Campana, Vico Magistretti, Achile Castiglioni, Antonio Bonet, Charles Eames e Pollock estão entre os designers selecionados.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

O paisagismo foi pensado como uma extensão da mata com árvores nativas e massas de arbustos que florescem por todo ano para atrair pássaros. No jardim central, uma Eritrina Mulungu, conhecida como árvore coral, trará frequentemente para o hall de entrada, a visão de um tapete de flores vermelhas.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 28 / Equipe Lamas" [House 28 / Equipe Lamas] 22 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801382/casa-28-equipe-lamas> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.