Refettorio Gastromotiva / Metro Arquitetos Associados

Refettorio Gastromotiva  / Metro Arquitetos Associados - Janela, FachadaRefettorio Gastromotiva  / Metro Arquitetos Associados - Porta, Fachada, ConcretoRefettorio Gastromotiva  / Metro Arquitetos Associados - VigaRefettorio Gastromotiva  / Metro Arquitetos Associados - Mesa, VigaRefettorio Gastromotiva  / Metro Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 35

  • Construtora: Souza Camargo
  • Estrutura Consultoria: Ricardo Bozza - Inner
  • Instalações De Elétrica: PKM Consultoria e Projetos
  • Instalações De Hidráulica: Usina Consultoria e Projetos
  • Instalações De Ar Condicionado: Bonar Engenharia Térmica
  • Acústica Consultoria: Marcos Holtz
  • Team: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Helena Cavalheiro, Marina Ioshii, Amanda Amicis, Gabriela Santana, João Quinas, Luís Tavares, Manuela Porto, Rafael de Sousa, Renata Mori
  • Cidade: Centro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Refettorio Gastromotiva  / Metro Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Ilana Bessler

“Um pequeno milagre!” - foi o que disse Massimo Bottura na coletiva de imprensa no dia da inauguração do Refeittorio Gastromotiva na Lapa, Rio de Janeiro. Ele se referia ao tempo de obra, os 55 dias que foram necessários para construir 450 m2 do restaurant-escola fruto da parceria entre a ONG Gastromotiva comandada por David Hertz, Bottura, eleito melhor chef em 2016 e Alexandra Forbes jornalista de gastronomia. Juntos, convidaram um time criativo composto por grandes nomes como Vik Muniz, Maneco Quinderé, os Irmãos Campana e o METRO para trazerem arquitetura, arte e design para este ambiente.

Refettorio Gastromotiva  / Metro Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Ilana Bessler

O Refettorio foi inspirado no projeto Food for Soul idealizado por Masimo Bottura que tem como proposta combater o desperdício mundial de alimentos transformando produtos que seriam descartados em pratos extremamente elaborados e servidos com dignidade aos beneficiários. O terreno escolhido foi doado pela prefeitura e fica entre os Arcos da Lapa e o Aterro do Flamengo, uma região com muitas pessoas morando nas ruas e carentes de qualquer tipo de assistência.

Refettorio Gastromotiva  / Metro Arquitetos Associados - Mesa, Viga
© Ilana Bessler
Cortes
Refettorio Gastromotiva  / Metro Arquitetos Associados - Mesa, Janela, Viga
© Ilana Bessler

Localizado na Rua da Lapa e adjacente a uma pequena praça o restaurante foi projetado para reforçar a conexão com o espaço publico e a comunidade local. Num terreno de 50m de comprimento por 6m de largura, a localização da cozinha no meio do terreno definiu as áreas do salão principal, voltado para a rua e praça, da área da arquibancada e pátio nos fundos. Nesse terreno longo, estreito e plano a disposição do salão com pé direito duplo, da cozinha e do escritório de pés-direitos simples e do plano inclinado da arquibancada, criaram uma variedade de volumes ao longo do espaço e que ao mesmo tempo definiria as funções do programa.

Refettorio Gastromotiva  / Metro Arquitetos Associados - Viga
© Ilana Bessler

Os painéis de policarbonato translúcido e a estrutura metálica da lateral voltada para a praça, se contrapõe com o antigo muro de pedras e tijolos encontrados durante a obra e mantidos como elemento estrutural. Toda a infraestrutura do restaurante foi projetada para ficar visível ao público; são dutos, tubulações, válvulas, calhas, reservatórios, máquinas de ar, exaustores e diversos elementos técnicos que organizados, definem não só a estética do restaurante como também permitem que público tenham uma compreensão bastante funcional das engenharias aplicadas numa edificação com esse tipo de uso. A cozinha, totalmente aberta ao público também faz parte desse desejo – o de mostrar as pessoas como é possível transformar antigos padrões em novas experiências. Neste ambiente, renomados chefs do mundo todo foram convidados para criar cardápios inéditos com os excedentes dos Jogos Olímpicos 2016, oferecendo refeições com dignidade e beleza para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Refettorio Gastromotiva  / Metro Arquitetos Associados - Porta, Fachada, Concreto
© Ilana Bessler

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua da Lapa, 108 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20021-180, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refettorio Gastromotiva / Metro Arquitetos Associados" 13 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801226/refettorio-gastromotiva-metro-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.