O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Turquia
  5. Tabanlioglu Architects
  6. 2015
  7. Biblioteca Estadual de Beyazıt / Tabanlioglu Architects

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Biblioteca Estadual de Beyazıt / Tabanlioglu Architects

Biblioteca Estadual de Beyazıt / Tabanlioglu Architects
Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects, © Emre Dörter
© Emre Dörter

© Emre Dörter © Emre Dörter © Emre Dörter © Emre Dörter + 14

  • Equipe de Projeto Arquitetônico

    Hande Pusat, Derya Genç, Irem Çatay, Kıvanç Cucur, Nazlı Tınaztepe, Deniz Manisalı
  • Projeto Interiores

    Hande Pusat, Derya Genç, Irem Çatay, Kıvanç Cucur
  • Restauração

    Budowa Mimarlık, Yaman İrepoğlu,
  • Estrutural

    Celal Erdem
  • Inspeção

    Budowa Mimarlık, Yaman İrepoğlu,
  • Mecânica

    GN mühendislik
  • Elétrica

    HB Teknik
  • Luminotécnico

    Studio dinnebier
  • Mais informações Menos informações
© Emre Dörter
© Emre Dörter

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na restauração da biblioteca mais antiga de Istambul, a Biblioteca Pública de Beyazit.

© Emre Dörter
© Emre Dörter

Fundada em 1884, a biblioteca estadual foi originalmente a cozinha e o Caravanserai (estabelecimento hoteleiro típico do oriente médio) de um complexo que incluía uma cozinha, escola primária, hospital, madraçal e um hammam. A biblioteca é uma seção do Kulliyah da Mesquita de Beyazıt - a mesquita imperial mais antiga da cidade, construída pelo Sultão Beyazıt II e inaugurada em 1506. O complexo Kulliyah envolve espacialmente e define a histórica Praça Beyazıt.

Planta 1
Planta 1

Adjacente à mesquita, a biblioteca está localizada na praça, conectada ao eixo da histórica península de Divanyolu, um dos espaços mais vibrantes da parte mais antiga da cidade.

© Emre Dörter
© Emre Dörter

O contexto onde está inserida é repleto de edifícios históricos e seus simbolismos. A fachada frontal da biblioteca está frente à uma grande árvore onde está uma cafeteria ao ar livre que funciona desde os tempos otomanos.

© Emre Dörter
© Emre Dörter

A reformulação da biblioteca envolve a reforma de seus interiores e cuidadosa restauração do edifício em si e sua cobertura com vários domos. No lugar da antiga cobertura de concreto, os arquitetos instalaram uma estrutura de membrana inflável transparente que cobre o pátio, filtrando a luz do dia e proporcionando atmosfera controlada. A envoltória renovada do edifício, as grandes caixas pretas de vidro dedicadas aos manuscritos históricos, se erguem como objetos monolíticos de reverência que são de um forte contraste com o seu entorno.

Corte
Corte
Corte
Corte

O projeto luminotécnico ecoa as qualidades espaciais e históricas do complexo, introduzindo harmonia geométrica em seu entorno, enquanto a suave luz que emana do piso elevado e acompanha o contorno da parede introduz outra camada de profundidade nos espaços.

© Emre Dörter
© Emre Dörter

Os fluxos em todo o edifício foram modificados para servir sua nova função, com a entrada principal agora localizada através do pátio. Um anexo modesto e respeitoso a escala do existente foi acrescentada na fachada nordeste. As publicações modernas estão no segundo pavimento, enquanto os periódicos estão no primeiro, e o térreo abriga a coleção de livros raros, publicações da era otomana, manuscritos árabes, persas e otomanos que estão agora num ambiente adequado para sua preservação.

Planta 2
Planta 2

A abordagem de intervenção mínima garante que o espírito do local sobreviva enquanto as instalações contemporâneas são incluídas no tecido histórico. O projeto busca a melhoria ambiental, regeneração urbana do domínio público ao reviver os vestígios e suas potencialidades, principalmente em relação à Praça Pública de Beyazıt.

© Emre Dörter
© Emre Dörter
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Biblioteca Estadual de Beyazıt / Tabanlioglu Architects" [Beyazıt State Library / Tabanlioglu Architects] 27 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800067/biblioteca-estadual-de-beyazit-tabanlioglu-architects> ISSN 0719-8906