Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes

Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 2 de 19Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 3 de 19Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 4 de 19Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 5 de 19Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Mais Imagens+ 14

Joinville-le-Pont, França
  • Arquitetos Responsáveis: Lankry architectes
  • Construtora: City of Joinville-le-Pont
  • Consultoria Engenharia: MTC ingénierie, Alternative ingénierie acoustique
  • Cidade: Joinville-le-Pont
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 2 de 19
© Julien Lanoo

De requalificação cultural a identificação urbana

Implantado no distrito de Joinville, na avenida General Gallieni, a Escola Municipal de Dança de Joinville-le-Pont é uma resposta ao foco cultural da cidade.

Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 9 de 19
© Julien Lanoo

A rua escolhida é muito movimentada; seu tráfego é intenso, ruidoso, mas as condições de vida vibrante trazem uma crescente centralidade à ela. A escola de dança é implantada em uma paisagem urbana heterogênea que vai desde blocos de apartamentos, mais ou menos recentes, a pavilhões bem conservados. 

Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 14 de 19
© Julien Lanoo

Afastado dos limites do terreno, o projeto rompe a fachada da rua construída ao longo da avenida para ampliar o espaço público e chegar a um pátio. Isto justifica o acesso às instalações, que marca uma ruptura na cadeia contínua de lojas no térreo.

Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 11 de 19
© Julien Lanoo

Estrutura, espaço e movimento.

O terreno, estreito e profundo, se encerra entre um edifício de apartamentos de 4 pavimentos ao leste e um pequeno supermercado a oeste. Esta geometria influencia na inserção de um volume simples, necessariamente individual, cujo objetivo foi liberar o maior espaço possível para receber grandes estúdios de danças. 

Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 4 de 19
© Julien Lanoo

A estrutura consiste de muros laterais de concreto colocados nos limites do terreno que suportam as placas do piso com luz natural e uma vista panorâmica sobre o horizonte.

Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 13 de 19
© Julien Lanoo

Ao dividir estritamente o programa entre a circulação no lado da avenida, espaços funcionais e as áreas ajardinadas no interior, a escola, por um lado, otimiza o fluxo e a circulação e as orientações solares.

Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 19 de 19
Corte

Portanto, os estúdios de dança se beneficiam de uma iluminação natural ótima desde o norte, enquanto as circulações verticais com vistas para a avenida Gallieni recebem luz do sul que projeta sombras longas.

Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 10 de 19
© Julien Lanoo

Marco Arquitetônico

Os interiores minimalistas e as matérias primas, como concreto envernizado e metal, contrastam com a precisão da cobertura exterior do edifício. Esta consiste em um balanço de metal perfurado formando um padrão de diamante regular, a envolvente está desenhada como um delicado encaixe, trabalho de um ourives; que funciona como um muxarabi que filtra a luz sem alterar as vistas.

A Escola de Dança é significativa pela sua diferença com seu contexto mineral e os edifícios suburbanos. 

Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes - Imagem 15 de 19
© Julien Lanoo

Ela se insere como um objeto incomum, capaz de suscitar a perplexidade e a curiosidade dos transeuntes. Seu desenho é mais próximo ao desenho urbano de maneira que sua forma simples se parece a uma escultura minimalista monumental. A identidade do edifício traz curiosidade. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Joinville-le-Pont, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes" [Dance School Aurélie-Dupont / Lankry architectes] 14 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799307/escola-de-danca-aurelie-dupont-lankry-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.