O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Sala De Dança
  4. França
  5. Lankry architectes
  6. 2015
  7. Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes

Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes

  • 09:00 - 14 Novembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes
Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes, © Julien Lanoo
© Julien Lanoo

© Julien Lanoo © Julien Lanoo © Julien Lanoo © Julien Lanoo + 19

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

De requalificação cultural a identificação urbana

Implantado no distrito de Joinville, na avenida General Gallieni, a Escola Municipal de Dança de Joinville-le-Pont é uma resposta ao foco cultural da cidade.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

A rua escolhida é muito movimentada; seu tráfego é intenso, ruidoso, mas as condições de vida vibrante trazem uma crescente centralidade à ela. A escola de dança é implantada em uma paisagem urbana heterogênea que vai desde blocos de apartamentos, mais ou menos recentes, a pavilhões bem conservados. 

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Afastado dos limites do terreno, o projeto rompe a fachada da rua construída ao longo da avenida para ampliar o espaço público e chegar a um pátio. Isto justifica o acesso às instalações, que marca uma ruptura na cadeia contínua de lojas no térreo.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Estrutura, espaço e movimento.

O terreno, estreito e profundo, se encerra entre um edifício de apartamentos de 4 pavimentos ao leste e um pequeno supermercado a oeste. Esta geometria influencia na inserção de um volume simples, necessariamente individual, cujo objetivo foi liberar o maior espaço possível para receber grandes estúdios de danças. 

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

A estrutura consiste de muros laterais de concreto colocados nos limites do terreno que suportam as placas do piso com luz natural e uma vista panorâmica sobre o horizonte.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Ao dividir estritamente o programa entre a circulação no lado da avenida, espaços funcionais e as áreas ajardinadas no interior, a escola, por um lado, otimiza o fluxo e a circulação e as orientações solares.

Corte
Corte

Portanto, os estúdios de dança se beneficiam de uma iluminação natural ótima desde o norte, enquanto as circulações verticais com vistas para a avenida Gallieni recebem luz do sul que projeta sombras longas.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Marco Arquitetônico

Os interiores minimalistas e as matérias primas, como concreto envernizado e metal, contrastam com a precisão da cobertura exterior do edifício. Esta consiste em um balanço de metal perfurado formando um padrão de diamante regular, a envolvente está desenhada como um delicado encaixe, trabalho de um ourives; que funciona como um muxarabi que filtra a luz sem alterar as vistas.

A Escola de Dança é significativa pela sua diferença com seu contexto mineral e os edifícios suburbanos. 

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Ela se insere como um objeto incomum, capaz de suscitar a perplexidade e a curiosidade dos transeuntes. Seu desenho é mais próximo ao desenho urbano de maneira que sua forma simples se parece a uma escultura minimalista monumental. A identidade do edifício traz curiosidade. 

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Dança Aurélie-Dupont / Lankry architectes" [Dance School Aurélie-Dupont / Lankry architectes] 14 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799307/escola-de-danca-aurelie-dupont-lankry-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.