Escola da Cidade promove aula aberta sobre grandes obras e trabalho escravo

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove aula aberta na quarta-feira, 16 de novembro, às 18h, sobre ‘Grandes obras e licenciamento’, com Flávia Scabin, professora de Direito e a equipe de Desenvolvimento Local do Centro de Estudos em Sustentabilidade, da Fundação Getúlio Vargas (GVCES). A mediação será da arquiteta e professora da Escola da Cidade, Marta Lagreca.
O encontro faz parte da Série Contracondutas, promovida pelo Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade. O ciclo de palestras, que se estende até 30 de novembro, visa discutir temas e questões relativas ao trabalho análogo ao escravo.
Na última década, o tema do licenciamento e das condicionantes socioambientais ligados aos grandes empreendimentos de infraestruturas, que se multiplicaram por todo o país, ganhou relativa candência no debate nacional. Para tratar do assunto, além de Flávia Scabin, a aula contará com a equipe de Desenvolvimento Local do GVCES, que atua na determinação e no cumprimento de tais condicionantes e acumula importantes experiências de campo.

A atividade acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.

SOBRE OS CONVIDADOS
Flávia Scabin é mestre e doutoranda pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Direito pela PUC-SP. Professora e pesquisadora da FGV em Direito, é especialista em temas relacionados ao meio Ambiente e ao desenvolvimento, além de coordenadora da área ambiental do escritório de advocacia BKBG.

Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (DL) é uma iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCES), que procura inserir a questão do desenvolvimento local nas estratégias de negócio das empresas responsáveis pela instalação de grandes projetos de infraestrutura e energia no interior do Brasil, articulando-as e trazendo-as para o debate público sobre os desafios e as possibilidades de um desenvolvimento sustentável social e ambientalmente. A equipe do GVCES se caracteriza pela interdisciplinaridade e pelo cruzamento de perspectivas econômicas, administrativas, geográficas e sociológicas, entre outras.

SOBRE O SEMINÁRIO
O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Trata-se de uma atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. A programação está disponível no site da Escola (www.escoladacidade.edu.br). Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

SOBRE O PROJETO CONTRACONDUTAS
O Projeto Contracondutas se origina de uma atuação do sistema de justiça do trabalho dentro das ações de combate e erradicação do trabalho análogo ao escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Com a aprovação do Ministério Público do Trabalho, a Associação Escola da Cidade ficou encarregada de elaborar um projeto amplo e público que buscasse problematizar, difundir e transformar o conhecimento e a realidade do problema-enfrentamento nesse procedimento de justiça a partir de uma abordagem sobre a questão do trabalho análogo ao escravo na contemporaneidade.

Com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), o projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade – tais como o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental –, ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e impactos na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

O projeto conta com uma página onde estão concentradas todas as atividades desenvolvidas, ações em andamento e programação completa de atividades. Acesse http://www.ct-escoladacidade.org/contracondutas/

SERVIÇO
Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade
Flávia Scabin + equipe GVCES

• Data: 16/11/16 (quarta-feira)
• Horário: 18 horas
• Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182
• Informações: www.escoladacidade.edu.br /
www.ct-escoladacidade.org/contracondutas
seminario@escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

  • Título

    ESCOLA DA CIDADE PROMOVE AULA ABERTA SOBRE GRANDES OBRAS E TRABALHO ESCRAVO
  • Tipo

    Palestra
  • Organizadores

    Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • De

    16 de Novembro de 2016 06:00 PM
  • Até

    16 de Novembro de 2016 08:30 PM
  • Onde

    Teatro Aliança Francesa
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove aula aberta sobre grandes obras e trabalho escravo " 11 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799261/escola-da-cidade-promove-aula-aberta-sobre-grandes-obras-e-trabalho-escravo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.