Concursos de Arquitectura: OASRS lança Manual do Promotor

O Serviço de Concursos da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS) lançou um Manual destinado a entidades promotoras, individuais ou colectivas, públicas ou privadas, interessadas em utilizar o modelo de concurso para promover as suas ideias.
Trata-se de uma pequena publicação que faculta informação genérica sobre os procedimentos e conceitos práticos de planeamento e desenvolvimento de um processo de concurso, tais como vantagens dos concursos de arquitectura, modelos, perfil do serviço de concursos, informações sobre a plataforma de encomenda e case studies.
Com 19 páginas, o Manual do Promotor recomenda o concurso de arquitectura como um "procedimento de encomenda que tem em vista a avaliação e hierarquização do mérito conceptual de trabalhos no domínio da arquitectura, do planeamento urbanístico ou do ordenamento do território, tendo na maioria dos casos em vista a selecção de um ou mais trabalhos para posterior adjudicação.
A especificidade destes concursos assenta sobretudo em alguns princípios, dos quais se destacam a selecção anónima com base em critérios de qualidade, a promoção da reflexão alargada e crítica sobre as matérias em causa, e a saudável concorrência assente no acesso livre e democrático à encomenda, garantindo a oportunidade a todos os arquitectos. É um modelo com inegáveis vantagens na amplitude de respostas e de visões sobre um determinado problema".
O Serviço de Concursos da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS) é a entidade portuguesa com mais experiência e qualificação para assessorar concursos de arquitectura, tendo participado em dezenas de concursos bem sucedidos promovidos por entidades privadas e públicas, abrangendo uma grande diversidade de escalas e programas.
Formada por consultores dedicados e experientes, a equipa do Serviço de Concursos conta ainda com a experiência do Gabinete Jurídico da Ordem dos Arquitectos que proporciona ao promotor e a cada caso específico a garantia de um inquestionável enquadramento legal.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Concursos de Arquitectura: OASRS lança Manual do Promotor" 04 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798803/concursos-de-arquitectura-oasrs-lanca-manual-do-promotor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.