Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M

Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M

Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M - FachadaCentro Paraolímpico Brasileiro / L+M - AçoCentro Paraolímpico Brasileiro / L+M - VigaCentro Paraolímpico Brasileiro / L+M - Imagem 5 de 41Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: L+M; L+M
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  67040
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACE Revestimentos, AMF Forros, Alucomaxx, Bosch, Deca, ENVEC Brasil Ambiental, GE Lighting, Martifer, Maxply Termoplásticos, Neocon, Recoma, SP Vidros/ Crisbrás, Teckma Engenharia, dormakaba
  • Projeto De Instalações: Grau Engenharia de Instalações
  • Projeto De Estrutura De Concreto: JKMF Engenheiros Associados
  • Projeto De Paisagismo: EKF Arquitetura de exteriores
  • Projeto De Sinalização Visual: Gema Design
  • Projeto De Acústica: Akkerman projetos acústicos
  • Projeto De Fundações: Damasco Penna Engenharia Geotécnica
  • Projeto De Impermeabilização: PROISO
  • Projeto De Irrigação: IRRIGAM
  • Colaboradores: Augusto Becker, Carolina Belomo, Fernanda Barreto, Luiz Barreto, David Rodriguez, Edson Kunihiro, Heloisa Margutti, Janaina Camargo, Ludmila Macedo, Mauricio Costa, Paul Bringold, Rúbia Nascimento, Silvana Tersi, Sueli Caramello, Sung Mei Ling, Tomas Miquelin, Vivian Prieto.
  • Autores: Sung Meiling e Lauro Carlos Miquelin
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M - Fachada
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, parceria do Governo do Estado de SP com o Governo Federal, foi concebido para ser o principal legado de estrutura dos jogos "Rio 2016" para o esporte paraolímpico.

Erguido numa área de 140.000m² no Parque Fontes do Ipiranga em SP, o complexo possui 60.529,33 m² de construção em 2 Blocos (Centro de Treinamento e Residencial Paraolímpico), além da recuperação do curso da nascente do Rio Ipiranga, em área de proteção permanente.

Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M - Fachada
© Ana Mello

O local servirá para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções; preparação física; cursos para técnicos, árbitros, gestores e profissionais do esporte; além do desenvolvimento das ciências do esporte, no conceito de atuação interdisciplinar envolvendo medicina, fisioterapia, psicologia, fisiologia, biomecânica, nutrição e metodologia do treinamento, entre outras áreas. Como legado, o Centro Paraolímpico Brasileiro servirá à preparação de diversas gerações de atletas de esportes para pessoas com deficiências.

O Centro Paraolímpico implantará um novo modelo de treinamento, concentrando em um único local 15 modalidades paraolímpicas, atendendo aos requisitos e recomendações das Federações Internacionais Paraolímpicas e aos Comitês Paraolímpicos Nacionais, abrigando os atletas durante os períodos de aclimatação no Brasil e, sobretudo garantindo a concentração e aperfeiçoamento do pensamento esportivo, na busca por melhores resultados.

Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M - Imagem 5 de 41
© Ana Mello
Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M - Aço, Corrimão
© Ana Mello

Implantação

O maior desafio no desenvolvimento do projeto foi a implantação de todo o programa esportivo das 15 modalidades, de forma a garantir a acessibilidade dos ambientes e o menor impacto ambiental, uma vez que está localizado dentro da área do Parque Estadual Fontes do Ipiranga.

Para vencer o desnível de 20 m entre a Rodovia dos Imigrantes e o ponto mais alto do Parque, foi distribuído o programa de necessidades em 2 Blocos: Centro de Treinamento e o Residencial, implantados em 5 grandes níveis - já existentes no Parque - todos eles interligados através de rampas internas e pelas circulações verticais (elevadores e rampas) da Recepção principal.

Planta
Corte

Parte das construções existentes do Parque (antiga sede da FEBEM) foram mantidas e reformadas para abrigar os serviços assistenciais de algumas secretarias estaduais.

Entre as casas de atendimento público e o Centro de Treinamento, foi recuperado uma área verde por onde passa um dos córregos que compõem o Riacho do Ipiranga, fazendo a transição simbólica entre o Atendimento Assistencial e a Independência e Superação dos Atletas de Alto Rendimento.

Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M - Viga
© Ana Mello
Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M - Imagem 17 de 41
© Ana Mello

Conforto Térmico e Iluminação Natural

Na implantação do edifício buscou-se uma integração com o entorno do Parque, através de paredes e cobertura verde, que também tem uma função de conforto térmico para redução do consumo de ar condicionado, existente somente nas áreas administrativas, arena multiuso e ambiente internos sem ventilação natural.

Nas áreas de quadras foram previstos ventilação permanente cruzada e iluminação natural através de sheds na cobertura e venezianas translúcidas.

Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M - Aço
© Ana Mello
Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M - Janela, Escada, Viga, Aço
© Ana Mello

Quanto às instalações, temos aquecimento solar para os vestiários, água de reuso para o sistema de irrigação e lâmpadas leds nas áreas esportivas.

Na face oeste, voltada para a Rodovia dos Imigrantes, foram instaladas lonas extensíveis perfuradas com um formato orgânico para sombreamento das aberturas das quadras e para identidade visual do Centro de Treinamento.

Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M - Urbano
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Estadual Fontes do Ipiranga - R. Alfenas, 269 - Campanário, Diadema - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Paraolímpico Brasileiro / L+M" 11 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798670/centro-paraolimpico-brasileiro-l-plus-m> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.