Seminário Internacional Urbicentros V

Entre os dias 8 e 11 de novembro desse ano a cidade de João Pessoa vai receber o seminário internacional URBICENTROS#5, que traz na sua quinta edição um formato inovador em termos de evento acadêmico. O evento traz as conferências, mesas redondas, oficinas, saraus e vivências para o próprio lugar da discussão - os espaços públicos das zonas centrais.

O seminário procura dar espaço às pesquisas acadêmicas, produções artísticas e culturais que utilizam, sobretudo, novas e diversas ferramentas de abordagem da cidade, percebendo e evidenciando as contradições hoje existentes nos centros históricos, sempre mais esvaziados de sua centralidade e, por outro lado, palco de um processo de fragmentação e abandono, que os torna cada vez mais periféricos.

Desde sua primeira edição, em 2010, o URBICENTROS vem se consolidando como espaço de encontro e de reflexão entre os pesquisadores que, além da preservação do patrimônio dos centros históricos, abordam também as dimensões formais, materiais, sociais, e simbólicas desses espaços, contrapondo-se à espetacularização, higienização e gentrificação dos mesmos.

Esse ano o tema central é “Centralidades periféricas, periferias centrais”, em referência a comunidade do Porto do Capim, uma comunidade tradicional ribeirinha, instalada há mais de setenta anos. A forma encontrada para valorizar o patrimônio cultural da comunidade e levar a público sua luta pela permanência no local e pela melhoria de suas moradias foi fazer dela o lugar dos acontecimentos do evento, e integrando seus moradores no processo produtivo e organizacional.

O evento dá ênfase às experiências de participação como fundamentos imprescindíveis aos projetos urbanísticos na cidade contemporânea, e às articulações estabelecidas entre o campo da arquitetura e do urbanismo com áreas correlatas, como antropologia, história, direito, sociologia, geografia e artes. Focados nesse aspecto multidisciplinar, os eixos temáticos se verterão sobre a MEMORIA URBANA, enquanto compreensão dos processos históricos, a ASSISTENCIA TÉCNICA, enquanto ferramenta participativa de intervenção nos espaços públicos e privados e o DIREITO À CIDADE, enquanto instrumento de transformação do espaço urbano, para torná-lo palco do exercício pleno da cidadania.

Entre os 4 dias do seminário, importantes nomes do cenário nacional e internacional estarão proferindo conferências, entre eles o italiano Francesco Careri, o chileno Andrés Garcés, e os brasileiros Eduardo Yázigi, Angela Gordilho, Gilson Paranhos, João Marcos A. Lopes, Eduardo Rocha, Xico Costa e Raquel Rolnik.

O último dia do evento será dedicado integralmente à realização das Oficinas, em que os participantes são convidados a se debruçarem sobre as problemáticas e as potencialidades do centro histórico de João Pessoa e, dessa experiência, produzir narrativas inspiradoras que permitam estabelecer pontos de referência a partir dos quais extrair ideias, conceitos e sugestões sobre o rico conjunto de questões propostas pelos eixos temáticos. Essa apreensão se dará a partir da observação e registro das diferentes ações que se estabelecem no espaço urbano, como abrigo, mobilidade, trabalho, lazer, ócio e violência.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento: http://www.prac.ufpb.br/urbicentros

Acompanhe também as novidades através da página do Facebook: https://www.facebook.com/urbicentros5/

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Internacional Urbicentros V" 27 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798200/seminario-internacional-urbicentros-v> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.