Edifício 1232 / Arquea Arquitetos

Edifício 1232 / Arquea Arquitetos - Escada, CorrimãoEdifício 1232 / Arquea Arquitetos - Janela, FachadaEdifício 1232 / Arquea Arquitetos - Sofá, Mesa, CadeiraEdifício 1232 / Arquea Arquitetos - Imagem 5 de 15Edifício 1232 / Arquea Arquitetos - Mais Imagens+ 10

Curitiba, Brasil
  • Arquitetos: Arquea Arquitetos; Arquea Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  370
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ales Mármores e Granitos, Antonio Esquadrias, Bronx, Cerâmica Arnoldo Orso, E-LED Light, Laminort
Edifício 1232 / Arquea Arquitetos - Janela, Fachada
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um estreito lote urbano em Curitiba, o projeto busca o melhor aproveitamento para um programa de 4 apartamentos de um quarto.

Axonométrica

Divido em 3 pavimentos, o térreo atende a função de garagem, onde a largura do lote permite a concepção de um térreo livre e contínuo, onde o olhar de quem passa pela rua permeia até o fundo do lote, criando uma relação de continuidade entre espaço público e privado.

Edifício 1232 / Arquea Arquitetos - Escada, Corrimão
© Leonardo Finotti

Organizados através de um átrio central e a circulação vertical, cada pavimento recebe 2 apartamentos, um voltado para a rua e outro para o jardim nos fundos do lote. A cozinha e as áreas de serviço se abrem para o átrio, garantindo assim ventilação e iluminação natural.

Corte

Os apartamentos também mantem essa relação de continuidade espacial, a fachada da rua é inteira de vidro transparente. Brises móveis de madeira e cortinas possibilitam movimento à fachada, dão privacidade e se adaptam a vários momentos do habitar. A vida do prédio e da cidade se conectam através dessa relação mais próxima criada pela arquitetura, o resultado é um edifício mais gentil com a cidade.

Edifício 1232 / Arquea Arquitetos - Sofá, Mesa, Cadeira
© Leonardo Finotti
Planta 2
Edifício 1232 / Arquea Arquitetos - Imagem 7 de 15
© Leonardo Finotti

A estrutura em concreto armado e alvenaria é singular. Opta-se por um sistema pré-fabricado de laje painel, que funciona de modo similar a uma laje maciça e permite a ausência de vigas na borda frontal e posterior, o que torna a fachada visualmente mais leve.

Edifício 1232 / Arquea Arquitetos - Imagem 5 de 15
© Leonardo Finotti

A escolha por uma paleta de cores discretas: - branco, preto e cinza; e materiais honestos: - concreto e madeira; destaca o desenho da arquitetura e evidencia as relações de luz e sombra.

Edifício 1232 / Arquea Arquitetos - Madeira, Escada, Corrimão
© Leonardo Finotti

Aconchegante e instigante o pequeno empreendimento se destaca pela proporcionalidade da forma e pela simplicidade arquitetônica.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alameda Augusto Stellfeld - Centro, Curitiba - PR, 80430-140, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício 1232 / Arquea Arquitetos" 19 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797570/edificio-1232-arquea-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.