Seminário sobre escaneamento laser em três dimensões para bens arquitetônicos: características e possibilidades de uso

O grupo de professores e pesquisadores da Universidade de Ferrara, ligados ao DIAPReM (Development of Integrated Automatic Procedures for Restoration of Monuments) estarão na FAUUSP para fazer um workshop de formação de pesquisadores da FAU para trabalhar com os dados coletados no escaneamento laser em 3 dimensões do edifício-sede da FAUUSP na Cidade Universitária. Esse trabalho faz parte da elaboração do Plano de Conservação Preventiva para o Edifício Vilanova Artigas (FAUUSP), financiado pelo programa Keeping it Modern da Getty Foundation, liderado pela Profa. Dra. Maria Lucia Bressan Pinheiro e tendo por coordenadores de linhas de investigação os Profs. Drs. Antonio Carlos Barossi, Beatriz M. Kühl e Claudia T. A. Oliveira.

Como parte desses trabalhos, algumas das conferências voltadas a aspectos metodológicos gerais serão abertas a um público mais amplo.

O DIAPReM (Development of Integrated Automatic Procedures for Restoration of Monuments) é um Centro de pesquisa de excelência da Universidade de Ferrara e será representado no evento por seu diretor, Prof. Dr. Marcello Balzani, acompanhado pelos Profs. Drs. Federica Maietti e Guido Galvani. Desde 1997 o DIAPReM vem trabalhando com técnicas digitais para registro, interpretação e modelagem eletrônica de bens arquitetônicos e conjuntos urbanos, estendendo o interesse também para as relações com o ambiente e o território. Adquiriu ao longo do tempo grande competência e reconhecimento, tendo realizado trabalhos de interesse em obras de prestígio, tanto na Itália quanto em outros países. Entre suas especialidades estão levantamento em três dimensões com escaneamento a laser, prototipagem (impressão) em três dimensões de objetos arquitetônicos, análises multiespectrais, estudo de materiais e estruturas históricas com diagnóstico de seu estado de conservação e eventuais problemas.

Levando em conta que esses métodos de análise são parte importante para um acurado registro e aprofundamento cognitivo sobre os bens culturais e que oferecem bases consistentes para o diagnóstico, o Centro de Preservação Cultural da USP assinou um acordo de cooperação Científica com o DIAPReM. Essa atividade na FAUUSP é a primeira resultante desse acordo.

PROGRAMAÇÃO

17 de Outubro, Segunda-feira
Conferencista: Prof. Dr. Marcello Balzani, Dipartimento di Architettura, Università degli Studi di Ferrara
Diretor do DIAPReM (Development of Integrated Automatic Procedures for Restoration of Monuments), Universidade de Ferrara

09h30-12h30
Levantamento Arquitetônico Integrado:
Tecnologia de escaneamento a laser 3D

14h30-17h30
Estudos de caso e possíveis aplicações da tecnologia.

19 de Outubro, quarta-feira
Conferencista: Profa. Dra. Federica Maietti, Dipartimento di Architettura, Università degli Studi di Ferrara

14h30-17h30
Conceitos teóricos: o levantamento diagnóstico integrado no âmbito de estratégias de conservação;
Procedimento de diagnóstico baseado em instrumentos;
Levantamento diagnóstico: análise visual, documentação fotográfica, levantamento instrumental, documentação in loco.

As conferências serão em italiano, sem tradução simultânea.

Inscrições até 13 de Outubro pelo link: https://goo.gl/forms/8S2ffY0LIpPTkrdw1

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário sobre escaneamento laser em três dimensões para bens arquitetônicos: características e possibilidades de uso" 06 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796762/seminario-sobre-escaneamento-laser-em-tres-dimensoes-para-bens-arquitetonicos-caracteristicas-e-possibilidades-de-uso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.