Dock 9 Sul / Urgell - Penedo - Urgell Architects

Dock 9 Sul / Urgell - Penedo - Urgell Architects

© Daniela Mac Adden © Daniela Mac Adden © Daniela Mac Adden © Daniela Mac Adden + 18

Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos: Urgell - Penedo - Urgell Architects.
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: GRAPHISOFT
  • Equipe De Projeto:Gustavo Vago, Andrea López, Juan Pablo Rodríguez, Verena Schifman, Tamara Orman, Anabela Isasi, Lucas Pulice, María Zuker, Luciana Ferro, Estanislao Arranz, Juan Ruffa, Ezequiel Mill.
  • Coordenação Do Projeto:Jorge Ganz Architect, Bruno Roberto Ferrari Architect
  • Engenharia Estrutural:Sebastián Berdichevsky
  • Engenharia Mecânica:Estudio Grimberg
  • Engenharia Elétrica:Estudio DYSAC
  • Hidráulica:Héctor Rodriguez
  • Iluminação:Estudio Crostelli – Varchetta Architects.
  • Direção De Engenharia:Juan Martín Urgell, Gustavo Vago, Verena Schifman, Sergio González, Luciana Casoy.
  • área Da Igreja:650 m²
  • Cidade:Buenos Aires
  • País:Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre 1991 e 1992 a zona das docas de "Borde Madero" foram alocados através de uma licitação / concorrência pública para o projeto e prêmio e, em particular, em outubro de 1992, os quatro armazéns do Dique 2 foram atribuídos à Universidade Católica da Argentina (U.C.A.).

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

O Dock 9, para o qual foi apresentada proposta de reconstrução, irá produzir o fechamento volumétrico do Campus da Universidade Católica da Argentina. Os limites do terreno em sua face sul com o espaço "Interdock" e em seu lado norte com o Boulevard Azucena Villaflor / Av. Belgrano.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Localizado no Distrito U32 - Área de Proteção Patrimonial do Antigo Puerto Madero, e de um alto valor patrimonial arquitetônico, sua reconstrução respeitou as diretrizes das normas quanto aos volumes e gabarito.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

O programa inclui uma Capela localizada no setor sul do Dock. Dita peça integrante do conjunto, devia se expressar com uma imagem simbólica própria do culto e em consequência possuir uma inconfundível identidade volumétrica. A proposta tem sua expressão formal para o espaço entre os edifícios 9 e 10 (interdock), aspirando que este último funcione como o átrio da capela. 

Implantação
Implantação

Para alcançar as premissas acima mencionadas, o projeto proposto "abraçou a capela" seguindo os parâmetros volumétricos do edifício original, aproveitando-se dos regulamentos que permitem flexibilizar o volume nas fachadas norte e sul dos docks.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Arquitetura e religião compartilham o elogio pela luz, suas múltiplas referências nos relatos bíblicos despertam o interesse de compreendê-la como um elemento imprescindível na concepção de um espaço sacro.

Três claraboias escondidas conformam o espaço da nave central e permitem a entrada da luz, sem que esta distraia a atenção da congregação.

Corte
Corte

As duas claraboias laterais acompanham os deambulatórios, marcando sua direcionalidade para o altar, espaço central do rito.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Uma terceira abertura modela o retábulo através de uma planta de luz que vai se desmaterializando em sentindo ascendente. 

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

A síntese na escolha dos materiais e o abandono do ornamento propõem um espaço austero, que reforça a espiritualidade que lhe confere a luz.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Puerto Madero, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Dock 9 Sul / Urgell - Penedo - Urgell Architects" [Dock 9 South / Urgell - Penedo - Urgell, Architects.] 05 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796755/dock-9-sul-urgell-penedo-urgell-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.