Estacionamento Zuiderpark-Stadswalzone / Studio Leon Thier

Estacionamento Zuiderpark-Stadswalzone / Studio Leon Thier - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetura Paisagística: MTD Landschapsarchitecten, ‘s-Hertogenbosch (Frank Meijer/Nike van Keulen)
  • Planejamento Urbano: City of ‘s-Hertogenbosch urban development
  • Mural Colagem Paisagem Urbana: Kim Heesakkers, Geldrop
  • Mapa De 'S Hertogenbosch Nas Escadarias Principais: Ruben Atoyan, Minsk
  • Curadoria Projetos De Arte: M2uur, Deventer
  • Vitrines Para Descobertas Arqueológicas: Studio Thier&vanDaalen
  • Construção Principal: Heijmans, ‘s-Hertogenbosch
  • Contratante Equipamentos: VORM bouw, Papendrecht
  • Engenharia Fase De Projeto (Estruturas E Serviços De Obras): Arcadis, Rotterdam
  • Engenharia Execução (Estruturas E Desenhos De Obras): Pieters bouwtechniek, Haarlem
  • Instalações Fase Execução : Spindler, Rotterdam
  • Luminotécnico: Arpalight, Bavel / Studio LEFT, The Hague
  • Cliente: Prefeitura de ‘s-Hertogenbosch
  • Superfície De Estacionamento: 32.860 m²
  • Terreno: 1,54 ha
  • Arquitetos Responsáveis: Leon Thier, Rigobert Nivillac
  • Arquiteto Fortificação: van Roosmalen van Gessel e.p., Delft (Marc van Roosmalen/Marlène van Gessel)
  • Cidade: 's-Hertogenbosch
Mais informaçõesMenos informações
© Peter de Ruig

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Zuiderpark-Stadswalzone, localizado em ‘s-Hertogenbosch na Holanda é uma forte declaração em todos os âmbitos.

© Peter de Ruig
Master Plan
© Peter de Ruig

Inclui: restauração de um antigo fosso; estacionamento subterrâneo; seu acesso através de uma rampa em espiral no centro do bastião "Baselaar"; um caminho do "Zuiderpark” e um estacionamento no centro da cidade através de um caminho que literalmente desliza sobre a água e viaja através da antiga muralha, um novo acesso ao subsolo medieval. Em definitivo, um projeto dito praticamente impossível que apenas poderia ter êxito através de um foco totalmente integrado. 

© Peter de Ruig
Exploded Isomertric
© Peter de Ruig

O visitante poderá entrar no estacionamento St. Jan através de uma rampa em espiral no bastião “Baselaar”. Após estacionar, o visitante acessa a escadaria através de uma circulação que exibe várias obras de arte, junto ao fosso. Daqui é possível ter uma vista superior da água em direção à parede da fortaleza restaurada e a torre da Ponte Judas, onde os visitantes poder seguir ao centro da cidade, cruzando o fosso utilizando uma passarela. Aqui se está no antigo térreo medieval, localizado aproximadamente 4 metros abaixo do nível da rua, de onde é possível continuar a rota ao centro da cidade através de uma suave rampa no Jardim do Casino. Esta rota da escadaria principal do estacionamento ao centro da cidade leva os visitantes através de cinco séculos de história local. 

© Peter de Ruig

Ao entrar no estacionamento, é possível ver um grande mural que representa 's-Hertogenbosch com a palavra "Welkom” (Bem vindos). Esta palavra - Welkom - foi o tema central para o desenvolvimento do desenho do estacionamento, que não foi visto apenas como espaço de armazenamento temporário de automóveis, mas como um hall de entrada para exibir uma imagem da marca da própria cidade. Afinal, quem não saúda os visitantes e velhos amigos com uma calorosa recepção?

© Peter de Ruig

Para evitar que a garagem estivesse repleta de colunas, o projeto foi desenvolvido com uma estrutura especial, com as forças concentradas no centro da garagem e apoiadas por colunas angulares. A visualização de uma seção transversal de três níveis, as colunas em ângulo possuem formato de V no térreo, um V invertido no terceiro pavimento e um X no segundo. 

Section

Os arquitetos optaram por utilizar materiais puros com suas cores originais, como o aço Corten, concreto e madeira, enquanto que outras partes possuem acabamento em cinza. Essa paleta de cores e materiais está em harmonia com os projetos anteriores localizados ao longo da muralha da cidade. 

© Peter de Ruig

Em 2015, a garagem foi aberta ao público, quando ganhou o primeiro ouro da Holanda na premiação da Vexpan (Associação de operadores de estacionamentos), concedida pelo Prêmio de Padrões Europeu para Estacionamentos.

© Peter de Ruig

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:'s-Hertogenbosch, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estacionamento Zuiderpark-Stadswalzone / Studio Leon Thier" [Zuiderpark-Stadswalzone / Studio Leon Thier] 02 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796456/estacionamento-zuiderpark-stadswalzone-studio-leon-thier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.