Livraria Zhongshuge / X+Living

Livraria Zhongshuge / X+Living - Mais Imagens+ 22

Xangai, China
  • Arquitetos: LI Xiang; LI Xiang
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shao Feng
© Shao Feng

Descrição enviada pela equipe de projeto. Luzes aleatórias de neon são sempre o pano de fundo de uma cidade movimentada. Pedestres apressados atravessam a rua de um lado para o outro, de uma quadra para outra, passando pela rua. Vendo de cima, você poderia observar as pessoas indo e vindo, as ruas cheias de pedestres e veículos, e apenas as faixas de pedestres paradas para oferecer proteção e orientação. O Réel Mall está numa esquina como essa, preenchida com deslocamentos e estadias curtas, localizado no centro de Xangai - no distrito de Jing'an, e Zhongshuge está no final do 4º andar do Réel Mall.

© Shao Feng

No chão, há faixas de pedestres brancas pintadas conectando mesas de livros, que dão uma orientação clara do caminho entre elas. A parede é totalmente coberta com tubos circulares brancos. Cada tubo sobre a parede pode retrair para dentro ou para fora da parede livremente, deste modo, diferentes padrões podem ser formados com essa flexibilidade. Embora este projeto flexível atue como estante de livros, ele também reflete a rápida mudança de status quo social. Aqui, os leitores entram em um espaço da cidade onde não há tráfego pesado, mas apenas tranquilas "estradas e faixas de pedestres" e montanhas de livros sobre as mesas. Faixas de pedestres são como os livros que acompanham o nosso crescimento. Obtemos a orientação correta no momento certo. Há uma manifestação, então, da conexão espiritual entre livros e leitores.

© Shao Feng

Um longo corredor se conecta a este espaço para uma leitura de lazer, onde há uma longa fila de bancos de parque. As estantes estão colocadas nos dois lados do corredor, e há luminárias a uma distância regular entre uma e outra. Este não é apenas um corredor de leitura, mas também um parque interno de leitura. Caminhando lentamente no mundo dos livros, quando você ficar cansado, pode se sentar nas cadeiras sob as luminárias e relaxar lendo seus livros favoritos - este é o ambiente de leitura que este espaço visa criar para os leitores.

© Shao Feng

Andando pelo tranquilo parque de livros você vai chegar ao castelo de livros no céu. Um caminho sinuoso chega a 4 estantes semelhantes a edificações, construídas com prateleiras, trazendo ao leitor uma experiência de caminhar por uma cidade de livros. Ao longo do caminho, você vai notar que as paredes exteriores de cada "casa" são construídas com prateleiras de livros, e na parede há grandes janelas através das quais o interior da "casa" pode ser visto. A partir do interior da "casa", você vai descobrir que as "casas" são bibliotecas de livros com diferentes temas de cultura e arte.

© Shao Feng

A área interior das 4 "casas" são muito diferentes, a pequena é como uma sala quieta de estudos enquanto a grande poderia abrigar um pequeno encontro de leitores. Aqui, o arquiteto constrói uma cidade com livros. Diferente das ruas movimentadas lá fora, este lugar é um mundo espiritual onde os leitores podem se comunicar com os autores silenciosamente através dos livros. A largura do caminho entre as estantes muda, e neste caminho sinuoso você pode ver as faixas de pedestres; você pode vagamente sentir que estava andando nas centenárias ruas de Xangai, onde é possível sentir o romance e o estado de espírito da cidade.

O mundo dos mortais é uma tentação de que ninguém pode escapar. Xangai, em especial, um "lugar romântico e rico, no topo da lista do mundo dos mortais", está saturado com muito mais desejos e desamparos. Assim, as pessoas que lutam neste mundo sempre buscam um lugar calmo onde seu corpo e sua mente podem ser livres! Zhongshuge (Réel Mall) utiliza o conceito de faixa de pedestres para penetrar e direcionar o enredo da história, que expressa a ideia de que, sob o ritmo agitado e impetuoso da cidade, os livros, companheiros para a vida, agem como ligações entre todos os tipos das funções da cidade e da nossa vida; e que os livros dão proteção e orientação para o nosso crescimento como a faixa de pedestre faz!

© Shao Feng

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4º andar, Réel Mall, Distrito de Jing’an, Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria Zhongshuge / X+Living" [Zhongshuge Bookstore / Li Xiang] 05 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796350/livraria-zhongshuge-x-plus-living> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.