O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loja
  4. China
  5. Li Xiang
  6. 2016
  7. Livraria Zhongshuge / X+Living

Livraria Zhongshuge / X+Living

  • 17:00 - 5 Outubro, 2016
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Livraria Zhongshuge / X+Living
Livraria Zhongshuge / X+Living, © Shao Feng
© Shao Feng

© Shao Feng © Shao Feng © Shao Feng © Shao Feng + 27

  • Arquitetos

    LI Xiang
  • Localização

    4º andar, Réel Mall, Distrito de Jing’an, Xangai, China
  • Arquiteto Responsável

    LI Xiang
  • Equipe de Projeto

    LIU Huan, FAN Chen, TONG Ni-Na
  • Área

    1000.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Shao Feng
© Shao Feng

Descrição enviada pela equipe de projeto. Luzes aleatórias de neon são sempre o pano de fundo de uma cidade movimentada. Pedestres apressados atravessam a rua de um lado para o outro, de uma quadra para outra, passando pela rua. Vendo de cima, você poderia observar as pessoas indo e vindo, as ruas cheias de pedestres e veículos, e apenas as faixas de pedestres paradas para oferecer proteção e orientação. O Réel Mall está numa esquina como essa, preenchida com deslocamentos e estadias curtas, localizado no centro de Xangai - no distrito de Jing'an, e Zhongshuge está no final do 4º andar do Réel Mall.

© Shao Feng
© Shao Feng

No chão, há faixas de pedestres brancas pintadas conectando mesas de livros, que dão uma orientação clara do caminho entre elas. A parede é totalmente coberta com tubos circulares brancos. Cada tubo sobre a parede pode retrair para dentro ou para fora da parede livremente, deste modo, diferentes padrões podem ser formados com essa flexibilidade. Embora este projeto flexível atue como estante de livros, ele também reflete a rápida mudança de status quo social. Aqui, os leitores entram em um espaço da cidade onde não há tráfego pesado, mas apenas tranquilas "estradas e faixas de pedestres" e montanhas de livros sobre as mesas. Faixas de pedestres são como os livros que acompanham o nosso crescimento. Obtemos a orientação correta no momento certo. Há uma manifestação, então, da conexão espiritual entre livros e leitores.

© Shao Feng
© Shao Feng

Um longo corredor se conecta a este espaço para uma leitura de lazer, onde há uma longa fila de bancos de parque. As estantes estão colocadas nos dois lados do corredor, e há luminárias a uma distância regular entre uma e outra. Este não é apenas um corredor de leitura, mas também um parque interno de leitura. Caminhando lentamente no mundo dos livros, quando você ficar cansado, pode se sentar nas cadeiras sob as luminárias e relaxar lendo seus livros favoritos - este é o ambiente de leitura que este espaço visa criar para os leitores.

© Shao Feng
© Shao Feng

Andando pelo tranquilo parque de livros você vai chegar ao castelo de livros no céu. Um caminho sinuoso chega a 4 estantes semelhantes a edificações, construídas com prateleiras, trazendo ao leitor uma experiência de caminhar por uma cidade de livros. Ao longo do caminho, você vai notar que as paredes exteriores de cada "casa" são construídas com prateleiras de livros, e na parede há grandes janelas através das quais o interior da "casa" pode ser visto. A partir do interior da "casa", você vai descobrir que as "casas" são bibliotecas de livros com diferentes temas de cultura e arte.

© Shao Feng
© Shao Feng

A área interior das 4 "casas" são muito diferentes, a pequena é como uma sala quieta de estudos enquanto a grande poderia abrigar um pequeno encontro de leitores. Aqui, o arquiteto constrói uma cidade com livros. Diferente das ruas movimentadas lá fora, este lugar é um mundo espiritual onde os leitores podem se comunicar com os autores silenciosamente através dos livros. A largura do caminho entre as estantes muda, e neste caminho sinuoso você pode ver as faixas de pedestres; você pode vagamente sentir que estava andando nas centenárias ruas de Xangai, onde é possível sentir o romance e o estado de espírito da cidade.

O mundo dos mortais é uma tentação de que ninguém pode escapar. Xangai, em especial, um "lugar romântico e rico, no topo da lista do mundo dos mortais", está saturado com muito mais desejos e desamparos. Assim, as pessoas que lutam neste mundo sempre buscam um lugar calmo onde seu corpo e sua mente podem ser livres! Zhongshuge (Réel Mall) utiliza o conceito de faixa de pedestres para penetrar e direcionar o enredo da história, que expressa a ideia de que, sob o ritmo agitado e impetuoso da cidade, os livros, companheiros para a vida, agem como ligações entre todos os tipos das funções da cidade e da nossa vida; e que os livros dão proteção e orientação para o nosso crescimento como a faixa de pedestre faz!

© Shao Feng
© Shao Feng

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Li Xiang
Escritório
Cita: "Livraria Zhongshuge / X+Living" [Zhongshuge Bookstore / Li Xiang] 05 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796350/livraria-zhongshuge-x-plus-living> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.