Aberto&Fechado / OBBA

Aberto&Fechado / OBBA - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: OBBA; OBBA
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kyungsub Shin
  • Engenharia Estrutural: THEKUJO (Byungsoon Park)
  • Instalações: IECO Engineering
  • Construção: Dasan Construction Engineering
  • área Total : 249.75 ㎡
  • área Do Terreno: 330.50 ㎡
  • área De Implantação: 107.56 ㎡
  • Arquitetos Responsáveis: Sojung Lee & Sangjoon Kwak
  • Equipe De Projeto: Sangbo Park, Daae Kim, Jaeho Kim, Hojae Lee, Seok Choi
  • Cidade: Seoul
Mais informaçõesMenos informações
© Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade se transforma tão rápido que influencia as maneiras que nossos ambientes domésticos mudam nos centros urbanos. A comercialização acelerada e o aumento do valor da terra das áreas centrais das cidades consequentemente mudam a identidade de nossos espaços residenciais. Edifícios de habitações e comerciais especulativos gradualmente ocupam as áreas onde antes havia concentrações de casas unifamiliares. Como resultado, nós testemunhamos a tipologia de residencia unifamiliar se transferir para o subúrbio e de certo modo, nossos centros urbanos perdem sua heterogeneidade de suas tipologias de habitações.

Section Perspective

Esta residência está localizada dentro do bloco entre o Centro Financeiro de Gangnam e o Complexo de Apartamentos de Gaenari, à uma caminhada de 8 minutos da Estação Yeoksam. Esta área concentrava muitas casas isoladas, no entanto o desenvolvimento do distrito comercial de Gangnam e seu consequente aumento do valor da terra acabou por gentrificar a área com habitações multifamiliares e edifícios de escritórios em altura.

© Kyungsub Shin

O cliente morou por toda sua vida em casas, e gostaria de honrar a vontade de sua mãe de não abandonar o local que haviam construído suas memórias. Decidiram demolir a antiga casa e construir um novo lar no mesmo local para ele e sua família. O projeto começou como uma reação à mudança no ambiente urbano, na tentativa de conservar os valores existentes da casa. Tal contexto nos fez pensar em um novo tipo de tipologia de residência unifamiliar.

Floor Plan

O terreno é adjacente a uma rua de cinco metros à oeste. Suas orientações norte, sul e leste são rodeadas por unidades habitacionais de 5 pavimentos e uma casa no oeste, que está elevada devido à diferença de nível. Garantir luz natural e privacidade foi uma das necessidades primárias, especialmente por causa dos edifícios que possuem as janelas voltadas para o terreno. A casa tinha que ser dividida para garantir que a família do cliente e sua mãe possuam seu próprio espaço privativo.

© Kyungsub Shin

A casa consiste de três pavimentos, cada um se tornando em um volume separado, o espaço privado da mãe no térreo, um espaço compartilhado de sala de estar, de jantar e cozinha no segundo pavimento e o filho da família do terceiro pavimento. Posicionamos a casa próximo ao noroeste do terreno, para que reduzisse a área ocupada enquanto garantia a altura suficiente do terreno. A casa está bem iluminada devido à sua distância do limite do lote ao sul, configurando um espaço confortável de jardim no térreo.

© Kyungsub Shin

Uma grande janela dupla aparece na fachada sul da casa, indo do térreo ao último pavimento. Atentamos para os espaços privados como banheiro e quartos evitando uma exposição desnecessária do exterior, e ainda permitindo que a luz natural preencha os ambientes. A sala de estar do segundo pavimento e o escritório do terceiro estão posicionados na esquina sudeste, com fachada bastante aberta.

Floor Plan

Tijolos coloridos representam o material principal da casa para dar uma sensação de plasticidade, além de complementar suas aberturas horizontais enquanto aliviam um desconforto visual que pode ter ocorrido devido a forma da secção da esquina sudeste. A parede frente a rua é uma mistura de concreto e persianas em cedro vermelho, proporcionando uma profundidade ilusória na parede. De certa forma, a casa e suas paredes estão interagindo com o ambiente do entorno, enquanto simultaneamente reside em seu próprio espaço.

© Kyungsub Shin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Aberto&Fechado / OBBA" [Open&Closed / OBBA] 03 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796244/aberto-and-fechado-obba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.