Reforma do Centro de Alunos da Universidade Aalto / Arkkitehdit NRT Oy

Reforma do Centro de Alunos da Universidade Aalto / Arkkitehdit NRT Oy - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Arkkitehdit NRT Oy Arkkitehdit NRT Oy; Arkkitehdit NRT Oy Arkkitehdit NRT Oy
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  47985
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tuomas Uusheimo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Esko Nurmisen Maalaamo Oy, Heikkinen Yhtiöt, Hissipörssi Yhtiöt Oy, KONE Oyj, Otis, SRT Oy (CONTRACTOR), Schindler Management Ltd., TRT Oy, Vanalilla Ehitus, Verhoiluliike Wiik Oy, Voller, Wallenium OÜ
  • Construção: Aalto University Properties Ltd.
  • Parceiros: Teemu Tuomi, (2008-2012 arquiteto Matti Nurmela)
  • Arquiteto Do Projeto: Tuomo Remes
  • Consultoria Construção: Olli Jaakkola, Juha Pesonen
  • Projetista Estrutural: Keijo Saloviin
  • Hvac Designer: Paavo Tikkanen
  • Projetista Elétrico: Kirsti Pakkanen
  • Acústica: Ari Lepoluoto, Juha Storm
  • Arquiteto Responsável: Arkkitehdit NRT Oy Arkkitehdit NRT Oy
  • Equipe De Projeto: Matti Nurmela, Tuomo Remes, Teemu Tuomi Architectural design team: Teemu Tuomi, Matti Nurmela, Tuomo Remes, Timo Kilpiö, Kristiina Suoniemi, Jani Koivula, Heikki Ruoho, Tuula Olli, Susanna Anttila, Tommi Suvanto, Kimmo Roponen, Heikki Saarinen, Tuula Hikipää, Sini Papakonstantinou, Mila Viksilä
  • Cidade: Espoo
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
© Tuomas Uusheimo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo edifício principal da Universidade de Tecnologia de Helsinque assumiu um novo papel quando três universidades foram unificadas para criar a Universidade Aalto em 2010. O Campus Otaniemi projetado por Alvar Aalto foi escolhido por abrigar as sedes das Escolas de Engenharia, Administração e Artes & Design.

© Tuomas Uusheimo

O edifício principal foi inaugurado em duas etapas em 1964 e 1974. O complexo necessitava de uma reforma para atualizar suas instalações de acordo com as necessidades atuais da universidade, incluindo melhora a acessibilidade e espaços educativos flexíveis. Algumas instalações obtiveram um novo propósito uma vez que não serviam mais para suas funções originais. Os sistemas de condicionamento de ar, saídas de emergência e demais instalações também careciam de modernização.

© Tuomas Uusheimo

Reformar um edifício tão notório foi um desafio. Com o surgimento de práticas de aprendizagem e de trabalho flexíveis, os edifícios antigos - mesmo aqueles que são obras de arte - devem se adaptar às mudanças nas necessidades dos usuários para manterem seu valor. Ao fazer o retrofit de espaços de aprendizagem flexíveis em um antigo edifício, sem alterar o conceito arquitetônico original, é difícil. O edifício necessitava instalações que não estavam previstas na planta original.

© Tuomas Uusheimo

Cada ala, que varia de 2 a 4 pavimentos, é projetada para funcionar como um edifício individual conectado ao complexo do campus. O volume principal é ritmicamente articulado por pequenos pátios internos. Aalto imaginou um campus fechado com caminhos atravessando os pátios entre o edifício principal, a biblioteca e a loja. A impressionante cobertura do edifício mais baixo, similar à um auditório, é um dos marcos icônicos do campus.

Planta
Planta

As fachadas principais, lógica espacial e detalhamento foram totalmente preservados, com o grande hall de entrada, auditório e as circulações principais restauradas à sua glória original. As alas de ambientes de trabalho passaram por grandes modificações, com espaços abertos para maior flexibilidade. A maioria das salas de maquinário de ventilação estão agora concentradas no subsolo, mantendo o perfil horizontal das alas de ensino. Os arquitetos preservaram as características mais valiosas da arquitetura em uma hierarquia lógica. Os estúdios, laboratórios e salas de aula foram convertidos em espaços abertos que podem ser mobiliados de acordo com as atividades ensino. Os núcleos de trabalho possuem planta livre, e através do mobiliário mais sóbrio, podem ser mais inspiradores e em maior equilíbrio com a arquitetura.

© Tuomas Uusheimo

O arquiteto de hoje não é mais o 'gênio criativo' mas sim um 'exímio negociador' que consegue obter o melhor equilíbrio entre as inspirações do projeto arquitetônico, os desejos dos variados grupos de usuários e outras requisições práticas. Neste projeto, os arquitetos conseguiram com êxito certas medidas que eram em parte contraditórias. O edifício ainda estava em uso pela universidade quando as obras começaram, e o número de alunos aumentou desde que se tornou a Universidade Aalto, e os arquitetos tiveram que conciliar as necessidades das diferentes faculdades neste ambicioso projeto de reforma.

© Tuomas Uusheimo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Otakaari 1, 02150 Espoo, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do Centro de Alunos da Universidade Aalto / Arkkitehdit NRT Oy" [Renovation Of The Aalto University Undergraduate Centre / Arkkitehdit NRT Oy] 02 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796193/reforma-do-centro-de-alunos-da-universidade-aalto-arkkitehdit-nrt-oy> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.