O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Universidade
  4. Finlândia
  5. Arkkitehdit NRT Oy
  6. 2015
  7. Reforma do Centro de Alunos da Universidade Aalto / Arkkitehdit NRT Oy

Reforma do Centro de Alunos da Universidade Aalto / Arkkitehdit NRT Oy

Reforma do Centro de Alunos da Universidade Aalto / Arkkitehdit NRT Oy
Reforma do Centro de Alunos da Universidade Aalto / Arkkitehdit NRT Oy, © Tuomas Uusheimo
© Tuomas Uusheimo

© Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo © Tuomas Uusheimo + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Otakaari 1, 02150 Espoo, Finlândia
  • Arquiteto Responsável

    Arkkitehdit NRT Oy Arkkitehdit NRT Oy
  • Equipe de Projeto

    Matti Nurmela, Tuomo Remes, Teemu Tuomi Architectural design team: Teemu Tuomi, Matti Nurmela, Tuomo Remes, Timo Kilpiö, Kristiina Suoniemi, Jani Koivula, Heikki Ruoho, Tuula Olli, Susanna Anttila, Tommi Suvanto, Kimmo Roponen, Heikki Saarinen, Tuula Hikipää, Sini Papakonstantinou, Mila Viksilä
  • Área

    47985.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Construção

    Aalto University Properties Ltd.
  • Parceiros

    Teemu Tuomi, (2008-2012 arquiteto Matti Nurmela)
  • Arquiteto do Projeto

    Tuomo Remes
  • Consultoria Construção

    Olli Jaakkola, Juha Pesonen
  • Projetista Estrutural

    Keijo Saloviin
  • HVAC Designer

    Paavo Tikkanen
  • Projetista Elétrico

    Kirsti Pakkanen
  • Acústica

    Ari Lepoluoto, Juha Storm
  • Mais informações Menos informações
© Tuomas Uusheimo
© Tuomas Uusheimo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo edifício principal da Universidade de Tecnologia de Helsinque assumiu um novo papel quando três universidades foram unificadas para criar a Universidade Aalto em 2010. O Campus Otaniemi projetado por Alvar Aalto foi escolhido por abrigar as sedes das Escolas de Engenharia, Administração e Artes & Design.

© Tuomas Uusheimo
© Tuomas Uusheimo

O edifício principal foi inaugurado em duas etapas em 1964 e 1974. O complexo necessitava de uma reforma para atualizar suas instalações de acordo com as necessidades atuais da universidade, incluindo melhora a acessibilidade e espaços educativos flexíveis. Algumas instalações obtiveram um novo propósito uma vez que não serviam mais para suas funções originais. Os sistemas de condicionamento de ar, saídas de emergência e demais instalações também careciam de modernização.

© Tuomas Uusheimo
© Tuomas Uusheimo

Reformar um edifício tão notório foi um desafio. Com o surgimento de práticas de aprendizagem e de trabalho flexíveis, os edifícios antigos - mesmo aqueles que são obras de arte - devem se adaptar às mudanças nas necessidades dos usuários para manterem seu valor. Ao fazer o retrofit de espaços de aprendizagem flexíveis em um antigo edifício, sem alterar o conceito arquitetônico original, é difícil. O edifício necessitava instalações que não estavam previstas na planta original.

© Tuomas Uusheimo
© Tuomas Uusheimo

Cada ala, que varia de 2 a 4 pavimentos, é projetada para funcionar como um edifício individual conectado ao complexo do campus. O volume principal é ritmicamente articulado por pequenos pátios internos. Aalto imaginou um campus fechado com caminhos atravessando os pátios entre o edifício principal, a biblioteca e a loja. A impressionante cobertura do edifício mais baixo, similar à um auditório, é um dos marcos icônicos do campus.

Planta
Planta
Planta
Planta

As fachadas principais, lógica espacial e detalhamento foram totalmente preservados, com o grande hall de entrada, auditório e as circulações principais restauradas à sua glória original. As alas de ambientes de trabalho passaram por grandes modificações, com espaços abertos para maior flexibilidade. A maioria das salas de maquinário de ventilação estão agora concentradas no subsolo, mantendo o perfil horizontal das alas de ensino. Os arquitetos preservaram as características mais valiosas da arquitetura em uma hierarquia lógica. Os estúdios, laboratórios e salas de aula foram convertidos em espaços abertos que podem ser mobiliados de acordo com as atividades ensino. Os núcleos de trabalho possuem planta livre, e através do mobiliário mais sóbrio, podem ser mais inspiradores e em maior equilíbrio com a arquitetura.

© Tuomas Uusheimo
© Tuomas Uusheimo

O arquiteto de hoje não é mais o 'gênio criativo' mas sim um 'exímio negociador' que consegue obter o melhor equilíbrio entre as inspirações do projeto arquitetônico, os desejos dos variados grupos de usuários e outras requisições práticas. Neste projeto, os arquitetos conseguiram com êxito certas medidas que eram em parte contraditórias. O edifício ainda estava em uso pela universidade quando as obras começaram, e o número de alunos aumentou desde que se tornou a Universidade Aalto, e os arquitetos tiveram que conciliar as necessidades das diferentes faculdades neste ambicioso projeto de reforma.

© Tuomas Uusheimo
© Tuomas Uusheimo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do Centro de Alunos da Universidade Aalto / Arkkitehdit NRT Oy" [Renovation Of The Aalto University Undergraduate Centre / Arkkitehdit NRT Oy] 02 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796193/reforma-do-centro-de-alunos-da-universidade-aalto-arkkitehdit-nrt-oy> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.