O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Exposição : A Forma da Forma

4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Exposição : A Forma da Forma

  • 16:00 - 21 Setembro, 2016
4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Exposição : A Forma da Forma
4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Exposição : A Forma da Forma, Hans Dieter Schaal, Paths and Passages 1978, Alemanha. Image © Hans Dieter Schaal
Hans Dieter Schaal, Paths and Passages 1978, Alemanha. Image © Hans Dieter Schaal

4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa  está por começar, o evento que conta com uma série de atividades começa no dia 05 de Outubro  até  o dia 11 de Dezembro.

Cortesia de Trienal de Arquitectura de Lisboa
Cortesia de Trienal de Arquitectura de Lisboa

Um legado fundamental da arquitectura é a sua própria forma. Não só a história se constrói a partir desse universo visual, mas a forma é também uma linguagem comum que agrega arquitectos de todo o mundo em torno de uma conversa colectiva. Nesta exposição, a partir de um arquivo potencialmente infinito, três arquitectos constroem um diálogo que desafia as noções de autoria e os limites da forma.

Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli são convidados a construir uma reflexão a partir de uma selecção de exemplos provenientes da plataforma Socks (www.socks-studio.com), fundada pelos próprios, realçando a permanência da forma e a sua capacidade para condensar um conjunto de valores em qualquer coisa visível. O formato de Socks foi evoluindo ao longo dos anos, partindo da ideia de uma revistaonline até se tornar numa base de especulação e discussão que tira partido dos projectos de arquitectura do atelier Microcities.

Funcionando como uma “conversa,” a narrativa da exposição articula-se em torno de vários espaços que nascem de alguns dos projectos de arquitectura de Johnston Marklee, Nuno Brandão Costa e Office KGDVS, responsáveis pelo projecto expositivo. Cada um dos espaços destina-se a receber os conteúdos seleccionados a partir da extensa base de dados de Socks.

A linguagem da arquitectura será explorada através da amostragem de desenhos construtivos, intervenções na paisagem, padrões urbanísticos, pesquisas artísticas, entre outros. Com origem em diferentes épocas e regiões do mundo, o conteúdo destaca as permanências e variações bem como marca as analogias e afinidades na criação de ambiente construído. Organizada a partir de doze espaços interligados, cada um irá integrar imagens ligadas a um núcleo, articulando-se numa continuidade de trabalhos que se relacionam por afinidade ou oposição.

Com curadoria de Diogo Seixas Lopes, a exposição A Forma da Forma é também um processo. O resultado final visa ser um “espaço de encontro” capaz de demonstrar o significado da forma no passado, no presente e no futuro do desenho de arquitectura.

Curadoria

Diogo Seixas Lopes

Conteúdos

MICROCITIES / SOCKS-STUDIO

Projecto Expositivo

Johnston Marklee
Nuno Brandão Costa
Office KGDVS

Co-produtor

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Local

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Av. de Brasília, Central Tejo
1300-598 Lisboa

Horário

12:00 – 20:00
Encerra às Terças-feiras 

Cita: "4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Exposição : A Forma da Forma" 21 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796072/4a-trienal-de-arquitectura-de-lisboa-exposicao-a-forma-da-forma> ISSN 0719-8906