4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Exposição : A Forma da Forma

A 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa está por começar, o evento que conta com uma série de atividades começa no dia 05 de Outubro até o dia 11 de Dezembro.

Cortesia de Trienal de Arquitectura de Lisboa

Um legado fundamental da arquitectura é a sua própria forma. Não só a história se constrói a partir desse universo visual, mas a forma é também uma linguagem comum que agrega arquitectos de todo o mundo em torno de uma conversa colectiva. Nesta exposição, a partir de um arquivo potencialmente infinito, três arquitectos constroem um diálogo que desafia as noções de autoria e os limites da forma.

Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli são convidados a construir uma reflexão a partir de uma selecção de exemplos provenientes da plataforma Socks (www.socks-studio.com), fundada pelos próprios, realçando a permanência da forma e a sua capacidade para condensar um conjunto de valores em qualquer coisa visível. O formato de Socks foi evoluindo ao longo dos anos, partindo da ideia de uma revistaonline até se tornar numa base de especulação e discussão que tira partido dos projectos de arquitectura do atelier Microcities.

Funcionando como uma “conversa,” a narrativa da exposição articula-se em torno de vários espaços que nascem de alguns dos projectos de arquitectura de Johnston Marklee, Nuno Brandão Costa e Office KGDVS, responsáveis pelo projecto expositivo. Cada um dos espaços destina-se a receber os conteúdos seleccionados a partir da extensa base de dados de Socks.

A linguagem da arquitectura será explorada através da amostragem de desenhos construtivos, intervenções na paisagem, padrões urbanísticos, pesquisas artísticas, entre outros. Com origem em diferentes épocas e regiões do mundo, o conteúdo destaca as permanências e variações bem como marca as analogias e afinidades na criação de ambiente construído. Organizada a partir de doze espaços interligados, cada um irá integrar imagens ligadas a um núcleo, articulando-se numa continuidade de trabalhos que se relacionam por afinidade ou oposição.

Com curadoria de Diogo Seixas Lopes, a exposição A Forma da Forma é também um processo. O resultado final visa ser um “espaço de encontro” capaz de demonstrar o significado da forma no passado, no presente e no futuro do desenho de arquitectura.

Curadoria

Diogo Seixas Lopes

Conteúdos

MICROCITIES / SOCKS-STUDIO

Projecto Expositivo

Johnston Marklee
Nuno Brandão Costa
Office KGDVS

Co-produtor

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Local

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Av. de Brasília, Central Tejo
1300-598 Lisboa

Horário

12:00 – 20:00
Encerra às Terças-feiras 

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Exposição : A Forma da Forma" 21 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796072/4a-trienal-de-arquitectura-de-lisboa-exposicao-a-forma-da-forma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.