Centro de Design / Matador Architects

Centro de Design / Matador Architects - Imagem 2 de 44Centro de Design / Matador Architects - Imagem 3 de 44Centro de Design / Matador Architects - Imagem 4 de 44Centro de Design / Matador Architects - Imagem 5 de 44Centro de Design / Matador Architects - Mais Imagens+ 39

Centro de Design / Matador Architects - Imagem 5 de 44
© Tim Van de Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na renovação de uma casa unifamiliar do século XVIII e de sua extensão através de uma ala contemporânea. Mais que arquitetônico, este projeto é urbano. Se apresenta como uma articulação entre distintos bairros, espaços públicos e grandes edifícios. É definido por duas linhas.

Centro de Design / Matador Architects - Imagem 15 de 44
© Tim Van de Velde

A primeira vincula explicitamente a Croix Place com a rua Trouille. Esta linha apresenta a "rua do design". Em sua relação oposta, estes lotes já não se dão as costas e agora dialogam através da rua interior.

Centro de Design / Matador Architects - Imagem 40 de 44
Planta

A segunda, mais implícita, olha para a "Carré des Arts" e indica as janelas que instituem a porta proposta por Matador para integrar o edifício ao lote.

Centro de Design / Matador Architects - Imagem 3 de 44
© Tim Van de Velde

A restauração da secção mais antiga não permite nenhuma intervenção contemporânea na fachada ou telhados classificados como históricos, tendo em vista suas qualidades intrínsecas. Os volumes interiores foram, no entanto, completamente modificados com o fim de oferecer uma maior fluidez, luz e novas funções, assim como uma expressão contemporânea. O pátio do edifício, em forma de "U", possui um importante papel nas decisões tomadas.

Centro de Design / Matador Architects - Imagem 14 de 44
© Tim Van de Velde

A ampliação propõe um edifício que se estende sobre toda a profundidade do terreno. Uma generosa galeria une dois volumes distintos separados por um pátio. Isto permite a distribuição dos locais e assegura a unidade formal dos diferentes elementos.

Centro de Design / Matador Architects - Imagem 25 de 44
© Tim Van de Velde

A galeria está revestida com uma pele metálica de chapa perfurada e dobrada, algumas são fixas e outras móveis. A "pele" é uma vibração poética que se abre e fecha para satisfazer as necessidades e estado de ânimo dos usuários. O policarbonato que cobre os pisos e as placas metálicas perfuradas filtram a luz e definem um ambiente sensível e voluptuoso.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rue des Soeurs Noires, 7000 Mons, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Design / Matador Architects" [Centre of Design-Mons Belgium / Matador Architects] 26 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796060/centro-de-design-matador-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.