Cemitério Luz / Pedro Pacheco + Marie Clément

Cemitério Luz / Pedro Pacheco + Marie Clément - Mais Imagens+ 14

Descrição enviada pela equipe de projeto. Deslocar um cemitério não significa apenas o transporte é túmulos, mas igualmente a memória e rituais consolidados ao longo do tempo.

A figura regular e geométrica do antigo cemitério, que segue a pendente do solo, é reproduzida. As proximidades entre túmulos são mantidas como elementos de reconhecimento local, bem como a sua orientação, a fim de manter condições de luz e sombra, associadas para rituais de visita. As quatro partes que organizam a estrutura do antigo cemitério, e que descrevem sua história de crescimento, são preservadas como plataformas adaptadas ao novo relevo, que permitem a drenagem de águas pluviais. Os 24 tipos de túmulos identificados são mantidos.

© Fernando Guerra | FG+SG

O conjunto destes elementos estabelecem um imaginário transportado para uma nova topografia, como um tapete enorme materializado em um pavimento feito de pedaços de resíduos de mármore branco. Este pavimento grosso e brilhante dá corpo ao cemitério. Entre este tapete mineral e as longas paredes brancas, emerge um intervalo de terra onde os ciprestes são plantados.

© Dora Nogueira

Para o oeste, na extensão do caminho público tradicional de xisto, um lugar de contemplação olha para a nova paisagem submersa. Este lugar é o resultado de várias prioridades de acesso ao local e suas orientações, e é uma antecâmara que dobra a entrada do cemitério, que tem seu interior marcado por uma enorme passagem em mármore branco sobre o intervalo de terra como um sinal da antiga entrada do cemitério.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Luz, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cemitério Luz / Pedro Pacheco + Marie Clément" [Luz Cemetery / Pedro Pacheco + Marie Clément] 23 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795838/cemiterio-luz-pedro-pacheco-plus-marie-clement> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.