O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Mercado
  4. Brasil
  5. GTM cenografia
  6. 2016
  7. Rio Sem Limites / Nike + GTM cenografia

Rio Sem Limites / Nike + GTM cenografia

  • 05:00 - 22 Setembro, 2016
Rio Sem Limites / Nike + GTM cenografia

© Nike © Nike © Nike © Nike + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Praça Quinze de Novembro - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    GTM cenografia
  • Área

    600.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

  • Direção criativa

    Nike
  • Agência

    Banco de Eventos
  • Cálculo estrutural

    GEPRO Engenharia
  • Multimídia

    Muti Randolph
  • Instalação Multimídia

    Ledcom
  • Cálculo Estrutural LED

    Eng. Cláudio Iochimoto
  • Interiores

    GTM cenografia
© Nike
© Nike

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com direção criativa da Nike, projeto técnico e execução da GTM cenografia e operação do Banco de Eventos, o espaço ocupa uma área de 600m² e inclui um cubo com vídeo arte de 100m2, formado por múltiplas telas móveis.

© Nike
© Nike

Com partido minimalista, o projeto se divide em 2 áreas. A praça central do cubo de led com 10x24m, e 2 blocos contíguos ao cubo, com 4,20x24,00, que delimitam a área da praça.

© Nike
© Nike

Inspirado em containers, os galpões laterais foram projetados em estrutura metálica, com fechamento em telha metálica trapezoidal dupla, com tratamento térmico.

© Nike
© Nike

As laterais próximas à entrada recebem fechamento de placas translúcidas, de modo que o interior se ilumina com luz natural, valorizando os acessos, com o corte diagonal no desenho.

Rio Sem Limites  / Nike + GTM cenografia, © Nike
© Nike

Com inspiração industrial e soluções tecnológicas, o interior foi trabalhado com predomínio do branco, piso cimentício e amadeirado. O forro preto neutraliza o espaço, para dar destaque aos elementos internos, móveis em sua maioria em estrutura metálica branca, com luz de led embutidas, com destaque para o túnel colorido com exposição, que se destaca na entrada do bloco.

Com o branco predominante, a luz cênica tinge o perímetro das fachadas com um degradê de cores, acendendo o conjunto,  harmonizando e servindo como base para os efeitos dinâmicos de vídeo do cubo de LED.

© Nike
© Nike

 

O Cubo

O cubo é uma instalação do artista e designer brasileiro Muti Randolph, um dos pioneiros em computação artística no país, que traz projeções gráficas e coloridas que celebrarão grandes momentos durante a competição.

A estrutura modular feita de ferro e alumínio tem 12 metros de altura, 10 de profundidade e 10 de largura. Nela estão 840 placas de LED fixadas em 84 colunas controladas por 14 motores. Os motores por sua vez são controlados através de DMX por um software que permite sincronizar animações cinéticas com o conteúdo de vídeo. 

Detalhe
Detalhe

No vídeo tem tanto cenas pre-produzidas (filmes) quanto animações geradas em tempo real (generativas) através de parâmetros.

© Nike
© Nike

O software permite também diversas configurações dinâmicas de mapping, 2d e 3d e efeitos de transição e animação de mapping. Ha algumas cenas audioreativas generativas dentro do próprio software também.

Vista Aerea
Vista Aerea

Sobre a obra, Muti comenta:

“A conceito dessa instalação é um desdobramento das experiências que venho desenvolvendo há 6 anos de displays de video volumétrico, mas pela primeira vez com movimento físico. O sistema que usa software desenvolvido especialmente permite criar animações tridimensionais de luz, video e movimentos sincronizados. Infinitas possibilidades de mapeamento permitem variações dinâmicas de efeitos e configurações. Alem de explorar um novo universo de mapping de video tridimensional, abre-se a nova possibilidade de animação de mapping. Num momento pode funcionar apenas como um cubo opaco revestido de video bidimensional com conteúdo de branding, e no seguinte um suporte para conteúdo abstrato tridimensional percebido através dos vãos criados pelo movimento giratório das colunas com placas de LED.”

© Nike
© Nike
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Rio Sem Limites / Nike + GTM cenografia" 22 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795701/rio-sem-limites-gtm-cenografia> ISSN 0719-8906