Casa do Canal Mae Kao / EKAR & Full Scale Studio

Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 2 de 27Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 3 de 27Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 4 de 27Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 5 de 27Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Mais Imagens+ 22

Chiang Mai, Tailândia
  • Arquitetos Responsáveis: Ekaphap Duangkaew, Attasit Kongmongkol
  • Engenharia Estrutural: SLab
  • Construção: Bright Construction
  • Cidade: Chiang Mai
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 18 de 27
© Damrong Lee

‘Baan Rim Kao’ é uma casa na qual o proprietário decidiu abrir um café e uma escola de música na mesma propriedade. O terreno está localizado próximo a um canal de 15 m de largura, o canal Mae-Kao e conta com mais de dez grandes árvores. Inspirado pela vegetação e pela água, o arquiteto optou por uma abordagem especial, transformando a entrada da casa em uma sala-jardim que leva os habitantes aos demais ambientes da casa. 

Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 8 de 27
© Damrong Lee
Planta
Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 11 de 27
© Damrong Lee

O arquiteto dispôs a casa em dois volumes principais para contornar as árvores existentes. Ao considerar o jardim e a vegetação como o foco principal, o jardim central se tornou o jardim de circulação. O grande e estreito caminho de entrada subitamente se abre para o canal da parte posterior da propriedade no momento que se adentra na casa. Esse jogo cria um impacto direto na conexão visual de uma extremidade do terreno até o canal.

Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 2 de 27
© Damrong Lee
Detalhe
Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 17 de 27
© Damrong Lee

Ao converter o jardim no pátio principal, é transformada a maneira convencional que se adentra na casa, e este espaço se torna o ponto de partida para divergir para os outros ambientes. O café está localizado na parte frontal, para ser de fácil acesso aos visitantes. O grande volume também foi projetado como uma grande barreira que separa a privacidade do proprietário da rua principal.

Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 7 de 27
© Damrong Lee

Da inspiração das comunidades tradicionais ao longo dos canais da Tailândia aos vários espaços angulares criados na revelação de algumas vistas em direção ao canal se tornam estratégias chave.

Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 5 de 27
© Damrong Lee

As camadas dos diversos telhados são formados de acordo com a função de cada volume. Como resultado, a largura da área junto à água é normalmente a menor dimensão, que se torna um desafio para maximizar este ponto de vista. O arquiteto resolve este problema através do desvio de cada volume do seu eixo principal e organiza todos os ambientes para obter uma conexão visual com a água.

Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 14 de 27
© Damrong Lee

O café é um volume térreo para permitir uma elevação mais alta numa das extremidades do canal e maximizar as vistas. A área afastada da água é geralmente mantida baixa para permitir a privacidade visual ao volume residencial, disposto em uma planta em forma de L. A lateral mais elevada do L está mais afastada da água e ganha as vistas sobre o volume menor.

Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 6 de 27
© Damrong Lee

Cada volume do edifício utiliza uma técnica de secção para eliminar as paredes que bloqueiam as vistas, permitindo a todos enxergar a água. Como resultado, uma forma trapezoidal com um único comprimento em cada lateral cria espaços de ático interessantes. Isso também cria sombras cativantes que levam a espaços tranquilos no pátio central e no canal.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Setembro 17, 2016

Casa do Canal Mae Kao  / EKAR & Full Scale Studio - Imagem 12 de 27
© Damrong Lee

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Canal Mae Kao / EKAR & Full Scale Studio" [Mae Kao Canal House / EKAR & Full Scale Studio] 22 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795375/casa-do-canal-mae-kao-ekar-and-full-scale-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.