Pergolado Sant Mori / MESURA

Pergolado Sant Mori / MESURA - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: MESURA; MESURA
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Salva López
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fusteria I Interiorisme Eduard Vinyes, Instal·Lacions I Manteniment D'aro S.L., KENDRA Espai Creacions. S.L, Triferrum
  • Construtora: Construccions i Reformes El Yazidi SL
  • Diretor Do Projeto: Marcos Parera
  • Cidade: Sant Mori
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Salva López

Descrição enviada pela equipe de projeto. Onde há sombra há abrigo.

... e em um lugar adequado se gera convivência. 

Um casal, uma casa tradicional em Empordà e um desejo.

© Salva López

As casas devem evoluir com aqueles que as habitam. Ana Maria e Manuel decidiram viver o máximo de tempo possível no ano na sua casa de veraneio em Sant Mori, um povoado rural situado entre Figueres e Girona, onde uma geometria irregular, porém alongada, a situa entre bosques e pradarias, oferecendo a todas as moradias o desfrute da paisagem mediterrânea.

© Salva López

A família Blasco-Nicolau já desfrutava intensamente da moradia nos meses calorosos. A piscina foi sempre um ponto importante da vida no verão, porém, seu uso se limitava a área da piscina, já que o espaço adjacente, apesar do seu atrativo, era muito pouco confortável. 

© Salva López

A ideia era revitalizar este espaço para convertê-lo no coração exterior da moradia: um ponto de encontro, uma sala exterior para a família. Um lugar sob a sombra de um pergolado, onde três gerações conviveriam e compartilhariam vivências. 

© Salva López

A área da piscina costumava ser o lugar mais prazeroso da residência onde toda a família se encontrava no verão, porém, com o tempo e pouca manutenção, acabou convertendo-se em um lugar frio, incômodo e esquecido.

Repousar sob o sol é um dos prazeres dos espaços abertos e um pergolado é um refúgio de sombra se o desejo é descansar ao sol. Devíamos devolver a esta área a vocação que teve um dia.

© Salva López

Orientada ao leste, a piscina estava rodeada em dois dos seus lados pela fachada da sala principal da casa e pela empena do vizinho que se apresenta de maneira dura e fria. O resto estava envolto de vegetação com vistas aos bosques e prados de Sant Mori.

© Salva López

A resposta era clara: criar uma nova fachada com sentido de horizontalidade sobre a antiga empena que abraçasse e pudesse dar unidade a este espaço.

Planta 1

Novamente, o desafio projetual era poder alcançar os objetivos usando todos os recursos possíveis e limitando ao máximo o impacto. A necessidade funcional de construir um grande armazém com fachada não deveria ser um obstáculo, mas sim, um dos elementos geradores da estratégia do projeto. Inclusive, a reutilização de revestimentos de outro projeto, estabelecidos em forma de mosaico, realizado pelos proprietários, deveria ser um ingrediente a somar e não a esconder. Mínimo investimento em todos os recursos, máxima transformação na revitalização dos espaços. Arquitetura contida para uma vida mais intensa. 

© Salva López

O projeto começa a partir de uma peça existente (50x50cm deixando juntas abertas) que ajuda a ordenar o crescimento de projeto, gerando uma quadrícula muito marcada e, através da qual, toda a intervenção buscará alinhar-se e respeitar a modulação. As áreas mais nobres como o solarium e o contato com a sala de estar contrastam com um pavimento de madeira maciça que apresenta a calidez necessária ao lugar. 

© Salva López

Pergolado e depósito convivem sob o mesmo teto: um único elemento que trabalha solidariamente e repousa sobre um muro de concreto. Formado por dois retângulos metálicos, a estrutura segue as máximas de todo o projeto: o depósito de 8x2m formado por UPN-240 e o pergolado de 12,5x3m formado por UPN-300 estão unidos por um de seus lados através de uma UPN-200. Esta linha de contato se encarrega de assumir todas as solicitações do projeto: conforma uma viga completa de canto sutil (formada pelos três perfis que ajudam a reduzir a flecha), recorre aos fechamentos de correr que configuram a fachada do depósito no seu canto inferior e produzem o bocal de evacuação da cobertura no seu perfil superior. Um elemento, três missões cumpridas. 

Detalhe

As faixas esbeltas e leves do pergolado projetam uma sequência de sombras que dançam de forma mutante sobre o pavimento, refletindo o passar das horas. 

A proposta de mínimos: um simples elemento horizontal, que cria sombra, transforma de maneira radial a percepção de interior e exterior. Não é na luz que se experimenta a arquitetura, mas sim, no abrigo da sua sombra. As paredes ou aberturas não são limites, mas uma sutil e vibrante fronteira criada pelas sombras. 

© Salva López

O projeto de Blasco-Nicolau é um exemplo de medida, de como com uma pequena atuação é possível gerar um enorme impacto no uso da arquitetura. Um esforço por reduzir ao mínimo o estritamente funcional e estrutural para criar a máxima qualidade espacial. 

O uso inteligente dos materiais disponíveis, assim como sua cuidadosa aplicação na obra, permite uma atuação transformadora mas também tranquila e sóbria. 

© Salva López

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pergolado Sant Mori / MESURA" [Sant Mori pérgola / MESURA] 16 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794978/pergolado-sant-mori-mesura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.