O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. China
  5. gmp Architekten
  6. 2015
  7. Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten

Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten

Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten
Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten, © Christan Gahl
© Christan Gahl

© Christan Gahl © Christan Gahl © Christan Gahl © Christan Gahl + 11

  • Arquitetos

  • Localização

    Shenzhen, Guangdong, China
  • Projeto

    Meinhard von Gerkan e Stephan Schütz com Nicolas Pomränke
  • Área

    137900.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Gestão do Concurso

    Martin Klingner Martin Klingner
  • Equipe de Projeto

    Philipp Buschmayer, Jochen Sültrup, Amelie Neusen, Xin Meng, Thilo Zehme
  • Gestão de Detalhamento

    Martin Klingner Martin Klingner
  • Equipe de Detalhamento

    Zhicong Chen , Xudong GAI, Clemens Ahlgrimm, Anja Menge , Kian LIAN, Ji XU, Xiaohua He
  • Cliente

    SIHC- Shenzhen Investment Holdings CO.,LTD 

  • Escritório Chinês Associado

    SADI Shenzhen
  • Mais informações Menos informações
© Christan Gahl
© Christan Gahl

Descrição enviada pela equipe de projeto. O foco da metrópole de Shenzhen está na investigação e desenvolvimento nacional em tecnologia da informação (TI). Um projeto fundamental para o fortalecimento da indústria de TI é a "Base Industrial Shenzhen Software" para a qual Architekten von Gerkan, Marg and Partners ganhou a concorrência de projeto como parte de um concurso internacional em 2009. O projeto está agora finalizado.

Floor Plan
Floor Plan

O projeto está localizado no distrito ocidental de Nanshan e conta com uma localização estratégica favorável graças à proximidade em relação a Hong Kong, o aeroporto internacional de Bao'an e o centro financeiro do leste. O desenho urbano de todo o conjunto, do qual uma das partes é do gmp, especifica um desenvolvimento denso de edifícios de pesquisa, administração e serviços que compreendem um total de 18 torres. Estas estão agrupadas ao redor de um núcleo central com gabarito baixo, que teve sua primeira parte finalizada agora, e com suas três torres que formam o extremo nordeste.

© Christan Gahl
© Christan Gahl

Com objetivo de criar um lugar atrativo, espaços compactos para as pequenas empresas de TI, espaços de comunicação públicos e internos, áreas plantadas, luz e ventilação naturais, desempenharam um papel central no conceito do projeto. A intenção geral era criar um complexo coerente que vinculasse todos os inquilinos, o que se tornou impossível graças ao fato do lote ser dividido em três partes pelas vias. O projeto supera este problema pela colocação de uma torre em cada parte do lote e vinculando os embasamentos através de pontes para criar um empreendimento único.

© Christan Gahl
© Christan Gahl

Os edifícios contam com uma série de tiras nas fachadas, o que resulta em uma composição dinâmica, formando espaços diversos entre os átrios e, ao mesmo tempo, gerando um vínculo horizontal de vários pavimentos entre todas as torres. Estes volumes de construção em meandros e suas pontes criam praças urbanas ao norte e ao sul.

© Christan Gahl
© Christan Gahl

Enquanto as torres acomodam os programas de escritório, funções especiais, tais como salas de conferência, restaurante e pequenas lojas, estão localizadas na estrutura de base, que pode ser acessada diretamente a partir de todas as torres e do nível da rua. Além disso, a varanda da cobertura no 6º pavimento serve como ponto de encontro e relação entre as diferentes torres. As torres mais altas no oeste e leste do complexo, que medem 90 e 100 metros respectivamente, possuem em suas coberturas foyers de três pavimentos que acomodam restaurantes e proporcionam uma vista completa da cidade.

A fachada foi projetada como uma estrutura metálica uniforme que envolve os edifícios e reforça o efeito escultórico. A grelha foi composta foi composta a partir de elementos prismáticos, painéis metálicos perfurados que cobrem todas as aberturas para a ventilação natural e mecânica, o que torna possível proporcionar grandes superfícies sem divisões de vidro na área dos escritórios. Os elementos da fachada de 60 cm de profundidade também proporcionam uma proteção solar eficaz contra a radiação solar intensiva predominante no sul da China.

© Christan Gahl
© Christan Gahl
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten" [Shenzhen Software Industry Base / gmp architekten] 23 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794884/base-industrial-da-shenzhen-software-gmp-architekten> ISSN 0719-8906