Metrópole Expandida

A exposição Metrópole Expandida apresenta ensaios produzidos pelo ateliê de Mestrado em Desenho Urbano (MSAUD) da Escola de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade de Columbia (GSAPP), na escala territorial da metrópole fluminense, com foco na Região do Médio Paraíba. Esse estudo contou com a colaboração da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) através do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) e do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) em Volta Redonda.

Ao adotar a Região do Médio Paraíba como território de estudo, o Ateliê entende a importância de se incorporar o não-urbanizado na concepção do urbano. Tal atitude permite não somente que se considere a continuidade física e forte inter-dependência entre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e a Região do Médio Paraíba, mas também o próprio Vale do Rio Paraíba como uma entidade metropolitana em si. Nesse sentido, o tema da ‘água’ foi adotado e reconhecido como fundamental já que seu tratamento implica, necessariamente, em se considerar o território como um todo.

Os projetos apostam na implementação de uma infraestrutura multivalente associando processos de filtração naturais a atividades recreativas e associativas para a população. A ‘espacialização’ desses processos geralmente ‘invisíveis’ oferece assim não apenas uma oportunidade de se agregar a eles um valor de uso adicional enquanto espaço público, mas permite também incluir um importante componente pedagógico ao tratamento e gestão de tais recursos que deixam de ser abstratos e tornam-se parte integrante da vida quotidiana das comunidades beneficiadas.

O Studio-X Rio colabora com o MSAUD desde 2011, através de palestras, workshops e exposição dos resultados, esperando que os mesmos contribuam para o avanço das discussões e proposições a respeito do desenvolvimento urbano e socioeconômico do território do Rio de Janeiro.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Metrópole Expandida" 06 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794699/metropole-expandida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.