Edifício de apartamentos em Lugano / SPBR Arquitetos + Baserga Mozzetti Architetti

Edifício de apartamentos em Lugano / SPBR Arquitetos + Baserga Mozzetti Architetti

Edifício de apartamentos em Lugano / SPBR Arquitetos + Baserga Mozzetti Architetti  - Mais Imagens+ 45

  • Arquitetos: Baserga Mozzetti Architetti , SPBR Arquitetos ; SPBR Arquitetos , Baserga Mozzetti Architetti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2661
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bissig Gebr Holzbau GmbH, Cavaleri Mobili, General, Glasvetia, Officine Cameroni, Symecom, Tonella Loris, Veragouth
  • Equipe: Tatiana Ozzetti, Ciro Miguel, Eric Ennser, Giovanni Meirelles de Faria, João Paulo Meirelles de Faria, Juliana Braga, Nilton Suenaga, Fernanda Cavallaro, Joaquin Corvalan, Victor Próspero) Baserga Mozzetti Architetti (Nicola Baserga, Christian Mozzetti, Marilena Quadranti, Thea Delorenzi
  • Estrutura: Ingegneri Pedrazzini Guidotti (Andrea Pedrazzini, Eugenio Pedrazzini, Roberto Guidotti, Karin Lehmann e Ladislao Ricci)
  • Fachada: Feroplan Engineering (Marc Bischoff)
  • Física Da Construção: Physarch (Mirko Galli)
  • Instalações: Studio Tecnico Ferreti (Idalgo Ferreti); Crivelli; Aircond; ACR Energiebohr
  • Instalações Elétricas: Elettronorma (Daniele Ruess, Daniele Baruffaldi), Etavis (Mauro Marzini)
  • Proteção Contra Incêndios: Studio Tecnico Geo Viviani
  • Impermeabilização: Visetti Isolazioni
  • Iluminação: Reka (Ricardo Heder); Tulux
  • Construção: Pedrazzini Construzioni (Luigi Pedrazzini e Alan Del Giorgio)
  • Autor: Angelo Bucci
  • Cidade: Lugano
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Kon

Introdução / reconhecimentos

O preciso estudo feito anteriormente por Nicola Baserga e Christian Mozzetti, mais do que fornecer informações básicas sobre os regulamentos de uso da terra em Lugano, deu-nos um sentido de confiança para o nosso conceito de projeto. Eles forneceram-nos uma boa base para a nossa proposta e devido ao seu trabalho anterior, o projeto já foi avançado antes mesmo de começar.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Geometria

O polígono irregular que define o terreno tem sete lados e possui cerca de 1.000 m². Os recuos imprimem um polígono interno (com uma curva num canto) que corresponde a uma área de 330 m², em que era possível construir 3 m acima do nível do solo. No entanto, dentro dessa figura interior poderíamos ter apenas 230 m² por pavimento, considerando a altura máxima permitida (seis andares) e o programa do edifício. A geometria das lajes possuem dois centros, como dois núcleos de atividades. Os três primeiros pavimentos possuem um pequeno apartamento cada, e para os três andares superiores, correspondem dois programas diferentes em um grande apartamento.

Estrutura

O projeto estrutural segue esses dois núcleos. Cada núcleo é apoiado por uma parede "T" de concreto que suporta cargas verticais e horizontais. A parede "T" está associada a duas colunas para cargas verticais. Ambos os núcleos são estruturalmente combinados com seus "T"s dispostos perpendicularmente, a fim de apoiar os esforços horizontais em ambos os sentidos. Uma coluna extra fina e solitária, é colocada no extremo norte, liberando a geometria da laje para configurar áreas onde não seria possível.

© Nelson Kon

Tal disposição dos elementos verticais renuncia as lajes de ter vigas. Portanto, o plano da laje não tem direção claramente legível como geralmente acontece com uma estrutura com vigas. Como resultado, uma vez no interior do edifício, a geometria rigorosa das paredes e as colunas não podem ser facilmente compreendidas. Como se, uma vez construído, o edifício se afasta de sua essência de ser quebrado em partes, se voltando para a geometria circundante e da paisagem.

© Nelson Kon

Fachadas

Cada fachada é um plano opaco, feito com painéis de madeira, ou transparente, feito com painéis envidraçados. O plano opaco sempre encontra um transparente. Como resultado, a partir do interior, a vista tem sempre uma fuga para o exterior. Por outro lado, a partir do exterior, o volume de construção parece não ter sólidos, apenas planos.

© Nelson Kon

Térreo

O térreo é uma passagem aberta. Especificamente para aqueles que têm o edifício como um destino. O nível do solo compartilha dois programas diferentes: habitação e escritório.

© Nelson Kon

O espaço de escritório é colocado ligeiramente afundado no meio do jardim. Como resultado a sua altura é menor do que nós normalmente associamos a uma construção habitada e não se pode perceber de imediato a sua função. Além disso, foi cuidadosamente colocado ao lado do caminho e protegido pelas duas paredes de concreto estruturais. Assim, se fundem duas características contrastantes: por um lado, é bastante discreto; por outro lado, traz alguma vitalidade para um canto periférico do local.

© Nelson Kon
Planta
© Nelson Kon

Neste nível, o programa de habitação é apenas anunciado por um pequeno prisma abstrato, o hall dos elevadores, cujo tamanho e funcionalidade foram cuidadosamente calibrados e não predominam nesse espaço.

Nem casa, nem escritório, a predominância no nível do solo é um espaço aberto. Embora rodeado por jardins, o solo aqui é completamente construído.

© Nelson Kon

Subsolo

Há dois pavimentos subterrâneos: a garagem e o depósito. A garagem cobre toda a área disponível, cerca de 650 m2, e é rasa o suficiente para nos permitir manter um muro de contenção histórico, e sua função. Este é naturalmente iluminado e ventilado, e o acesso é fornecido por uma rampa suave, mesmo para quem está caminhando. Resulta que o ambiente neste espaço é percebido como colocado sobre a superfície e não como um típico subsolo. O depósito, de 250 m2, tem um perímetro interior inscrito no andar anterior. O revés dos limites evita o uso de ambos os altos muros de contenção duplos e escavação na fronteira.

© Nelson Kon

Desempenho energético

Todos os painéis de fachada foram projetados seguindo parâmetros definidos pelo nosso consultor a fim de alcançar o melhor desempenho energético. O painel de madeira exterior é ventilado e montado sobre uma estrutura que detém sucessivas camadas de isolamento térmico, barreira de vapor e um painel de drywall interior. O vidro tem painéis de vidro triplo no caixilho de alumínio. As fachadas de vidro sul e oeste são sombreadas por uma persiana de alumínio retrátil.

© Nelson Kon

Ventilação controlada

Perdas térmicas são drasticamente reduzidas devido a um sistema mecânico de ventilação controlada, independente em cada apartamento.

© Nelson Kon

Sistema geotérmico

Mais uma estratégia adotada para reduzir drasticamente o consumo de energia para aquecimento e arrefecimento é o sistema geotérmico. Quatro sondas geotérmicas descem 225 m em loops verticais.

Diagrama

Todas estas questões visam um edifício de baixo consumo de energia e permitem que o projeto atinja o padrão suíço de eficiência energética, o Minergie.

© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lugano, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de apartamentos em Lugano / SPBR Arquitetos + Baserga Mozzetti Architetti " [Casa Pico Building / SPBR Arquitetos + Baserga Mozzetti Architetti ] 06 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794667/edificio-de-apartamentos-em-lugano-spbr-arquitetos-plus-baserga-mozzetti-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.