Anunciados os vencedores do Concurso #017 da Projetar.org - Escola do Samba

Foram recentemente divulgados os resultados do Concurso #017 desenvolvido pela Projetar.org. No ano que marca o Centenário do Samba, o concurso 017 propôs aos estudantes que projetassem um espaço social e cultural dedicado a este estilo musical na região do centro histórico do Rio de Janeiro, objetivando sua perpetuação por meio do ensino e a apresentação deste que é o estilo musical mais característico do Brasil.

O júri, composto pelos arquitetos Alziro Carvalho Neto, da GÁVEA ARQUITETOS, Caio Smolarek Dias, idealizador da plataforma Projetar.org e sócio do STUDIO CSD e David Serrão, que integra o ATELIER 77, selecionou três vencedores e duas menções honrosas, dentre 43 projetos entregues de equipes compostas de participantes de diversos estados brasileiros.

PRIMEIRO LUGAR
Equipe: AR.0 - Pedro Brito Santana
Instituição de Ensino: Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP

Primeiro Lugar - AR.0. Image Cortesia de Projetar.org

Segundo o jurado Caio Smolarek Dias, o estudante conseguiu pensar em um conceito que ao mesmo tempo representa a dinamicidade do samba e também a inserção histórica do local. Foi uma das poucas propostas que conseguiu manter uma relação dinâmica com o entorno, realmente convidando a população a fazer parte deste espaço.

SEGUNDO LUGAR
Equipe: SLTH - Jéssica Mulero Nantes e Airton Rodrigues de Oliveira Filho
Instituição de Ensino: Universitário Belas Artes de São Paulo - FEBASP e Universidade São Judas Tadeu - USJT - São Paulo/SP (respectivamente)

Segundo Lugar - SLTH. Image Cortesia de Projetar.org

O jurado Caio Dias destaca como notória a forma como a edificação se apresenta para o entorno, gerando multiplicidades de vistas e dinamicidade em todas as perspectivas. Também destaca a forma como a geometria resultante da arquitetura, apesar de seguir linguagem minimalista, se apresenta de maneira condizente com o tema do concurso.

TERCEIRO LUGAR
Equipe: J30 - Adeilton Feitosa da Silva 
Instituição de Ensino: Universidade Federal de Pernambuco - Recife/PE

Terceiro Lugar - J30. Image Cortesia de Projetar.org

O jurado Caio Dias destacou que a proposta está de parabéns pela forma como colocou a arquitetura no terreno e liberou a praça de forma coerente com o tema.

MENÇÃO HONROSA
Equipe: JIG8868 - Gabriel Akio Ponte 
Instituição de Ensino: Universidade de Brasília - UNB - Brasília/DF 

Menlção Honrosa - JIG8868. Image Cortesia de Projetar.org

O jurado Caio Dias destaca nesta proposta a coragem na adoção do partido arquitetônico. Já para David Serrão a proposta é assumidamente descontextualizada com o entorno, mas suficientemente ousada para merecer atenção.

MENÇÃO HONROSA
Equipe: SOM MA - Erick Mizushima 
Instituição de Ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Curitiba/PR

Menção Honrosa - SOM MA. Image Cortesia de Projetar.org

O jurado Caio Dias parabeniza a proposta pela forma como a equipe escolheu o posicionamento da edificação no terreno, abrindo ao máximo a área da praça.

O Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Amanda Ferber. "Anunciados os vencedores do Concurso #017 da Projetar.org - Escola do Samba" 30 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794350/anunciados-os-vencedores-do-concurso-number-017-da-projetarg-escola-do-samba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.