O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. AM3 Architetti Associati projeta anfiteatro natural em penhasco na Itália

AM3 Architetti Associati projeta anfiteatro natural em penhasco na Itália

AM3 Architetti Associati projeta anfiteatro natural em penhasco na Itália
AM3 Architetti Associati projeta anfiteatro natural em penhasco na Itália, Cortesia de AM3 Architetti Associati
Cortesia de AM3 Architetti Associati

A proposta dos escritórios AM3 Architetti Associati e Cannone Architetti utiliza o fluxo da paisagem natural para criar um teatro que se insere numa falésia em Cefalu, Itália. Localizado na base de Rocca di Cefalù, o novo teatro teve que respeitar tanto a importância das estruturas históricas, feitas pelo homem, como a magnitude das falésias e afloramentos rochosos. O projeto brinca com o anfiteatro natural existente, "S. Calogero cavea", acrescentando uma série de intervenções sutis para criar uma nova atração cultural. 

Cortesia de AM3 Architetti Associati Cortesia de AM3 Architetti Associati Cortesia de AM3 Architetti Associati Cortesia de AM3 Architetti Associati + 11

Cortesia de AM3 Architetti Associati
Cortesia de AM3 Architetti Associati

A pedra calcária presente em todo o terreno é referenciada pelo grande claro circular, que se assemelha a uma canteira cortada numa paisagem irregular. A escassa vegetação indômita que se mescla com a rocha continua sendo a única flora presente. No claro circular, uma 'cavea' semicircular, a área de assentos do anfiteatro, se eleva num leve gradiente, com seu ponto mais alto próximo ao mar.

Cortesia de AM3 Architetti Associati
Cortesia de AM3 Architetti Associati

O anfiteatro interno que este arco cria entre a cavea ascendente e a rocha dá uma sensação de um recinto semi-fechado, com todo o foco se dirigindo ao interior. No ponto focal sobre a clareira, antes de se começar a falésia, se encontra uma placa circular que atua como o cenário do teatro. A plataforma de madeira tem a falésia como telão de fundo e pode abrigar espetáculos teatrais, musicais e outros espetáculos culturais. Este cenário pode ser utilizado de forma recreativa ou profissional e é acompanhada pelos vestiários situados abaixo da cavea.

Cortesia de AM3 Architetti Associati
Cortesia de AM3 Architetti Associati

O anfiteatro é rodeado por um caminho em sua borda mais alta que circunscreve o novo teatro. Ascendendo pelas escadas junto à entrada, a passarela oferece aos usuários uma 'vista panorâmica' à frente costeira e ao mar. No final do arco, o caminho se estende mais além da clareira e sobre a falésia. Outros três lances de escadas serpenteiam pela falésia em frente ao anfiteatro de madeira, dando aceso à cavea rochosa original.

Cortesia de AM3 Architetti Associati
Cortesia de AM3 Architetti Associati

O uso de carvalho em todo o projeto traz uma sensação de leveza, já que as finas camadas de madeira são postas de forma que a passagem de luz é permitida. A leveza se reitera na reutilização de pedra calcária escavada, o que cria um manto sutil de pedra cinza através da clareira. A implantação do projeto na paisagem existente se faz de forma elegante através da cor, da geometria e das transparências dos materiais escolhidos, assim como a forma sutil  da cavea que circunscreve a planície natural.

Notícia via AM3 Architetti Associati.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
AM3 Architetti Associati
Escritório
Cannone Architetti
Escritório
Cita: Crockett, Lauren. "AM3 Architetti Associati projeta anfiteatro natural em penhasco na Itália" [First Prize Winning Design Cuts Natural Amphitheater Into Cliffside in Italy] 29 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794106/am3-architetti-associati-projeta-anfiteatro-natural-em-penhasco-na-italia> ISSN 0719-8906