BRASÍLIA por REM KOOLHAAS

Texto inédito do arquiteto holandês sobre a cidade moderna
Escrito por Rem Koolhaas a partir de sua primeira viagem a Brasília em agosto de 2011, o ensaio a seguir permaneceu inédito. A Revista Centro (publicação online de arquitetura, urbanismo, arte e ciências sociais) traz agora duas versões (inglês e português) traduzidas diretamente do original em holandês. Além de um relato das impressões sobre a moderna capital brasileira, o artigo se releva uma narrativa autobiográfica das origens de sua relação com a arquitetura.

Brasília 

"Não me lembro bem como encontrei, em 1956, uma matéria sobre a nova Brasília em uma edição da revista TIME. Eu tinha 11 anos. O artigo revelou a existência futura de uma cidade, exatamente no centro do país; um sonho de uma cidade que logo se tornaria realidade. Decidi naquele momento me tornar um arquiteto. Não somente um arquiteto, mas um arquiteto brasileiro.Seguiram-se anos de esboços e desenvolvimento dessa ideia de emigrar para lá; um plano bastante ambicioso para um garoto do ginasial. Durante oito anos, no entanto, eu ignorei o impulso brasileiro. Tornei-me jornalista e co-escrevi roteiros de filmes. Até que um dia entendi com clareza esmagadora: é o arquiteto que determina os roteiros da vida cotidiana e que eu faria melhor por admitir a minha vocação anterior.Entre 1956 – ano da edição da TIME – e 1968 aconteceu muita coisa. No meio disso, estudei arquitetura em Londres. A convenção que arquitetura é uma força criativa – lidando há mais de três mil anos – foi prejudicada pela dúvida e pelo flower power. Eu me tornei arquiteto no momento em que as fundações da arquitetura começaram a sucumbir. (...)"
Para ler ensaio completo: http://revistacentro.org/index.php/koolhaaspt/

TEXTO: REM KOOLHAAS
TRADUÇÃO: ELINE OSTYN
REVISÃO & EDIÇÃO: GABRIEL KOGAN & RODRIGO VILLELA

Sobre este autor
Cita: Rem Koolhaas. "BRASÍLIA por REM KOOLHAAS" 29 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794076/brasilia-por-rem-koolhaas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.