Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos

Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - Imagem 2 de 31Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - CorrimãoCasa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - Imagem 4 de 31Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - JanelaCasa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - Mais Imagens+ 26

Serra de Janeanes, Portugal
Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - Janela
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, na zona de acesso, é um espaço acolhedor. As construções existentes e os muros de pedra convertem-no num lugar sombrio e confinado. Ao percorrê-lo, longitudinalmente para Oeste, a pendente é considerável, até chegar à parte mais alta, o jardim. Nesse ponto, despojado de limites, as montanhas longínquas são o único horizonte.

Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - Imagem 2 de 31
© do mal o menos

O encargo consistia em reconverter os edifícios de uso agrícola numa casa de fim-de-semana para uma família de quatro gerações. Por essa razão, o programa habitual de uma casa unifamiliar: sala de estar, sala de jantar, cozinha e cinco quartos, é organizado de forma a que cada espaço se possa utilizar com um certo grau de intimidade e independência. É de salientar ainda a exigência de uma biblioteca.

Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - Imagem 4 de 31
© do mal o menos

Os principais espaços da casa ocupam os antigos currais - quatro volumes pétreos e escuros, com aberturas muito pontuais, adjacentes mas sem comunicação entre eles, situados a cotas diferentes, seguindo a pendente do terreno, e orientados a Norte.

Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - Imagem 24 de 31
Planta
Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - Imagem 31 de 31
Diagrama

O projeto propõe duas operações fundamentais: em primeiro lugar um novo eixo longitudinal atravessa os vários edifícios existentes, como um corredor escavado na pedra que une os vários espaços. Em segundo lugar, dois novos pátios fazem chegar luz natural às partes mais interiores da casa.

Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - Imagem 23 de 31
© do mal o menos

A atuação completa-se com uma zona de comer exterior e uma piscina situados junta à Eira original, na parte alta do terreno, aproveitando as vistas e a melhor exposição solar.

Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - Janela
© do mal o menos

Em todo o processo de trabalho esteve presente a ideia de contraste e surpresa ao opor um exterior que se mimetiza com a envolvente, pétreo e massivo, com um interior sóbrio, muito luminoso, delicado, inesperado na brutalidade da envolvente.

Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos - Mesa, Cadeira
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Janeanes / Branco-DelRio Arquitectos" 26 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793867/casa-em-janeanes-branco-delrio-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.