Anunciados os semifinalistas do Fuller Challenge 2016

O Buckminster Fuller Institute (BFI) anunciou os 19 semifinalistas do Fuller Challenge 2016. Agora, em seu nono ciclo, o Fuller Challenge busca propostas que tentam resolver desafios utilizando abordagem holística para a soluções de problemas.

Indivíduos e grupos foram avaliados pelo Comitê de Revisão de Desafios, que buscou projetos que fossem visionários, abrangentes, proativos, ecologicamente responsáveis, viáveis e comprováveis.

Os semifinalistas do Prêmio Fuller Challenge de 2016 são:

Ambiente Construído

O The African Design Center visa transformar a área construída africana por meio de um programa abrangente que recruta e treina a próxima geração de designers e arquitetos africanos. Lidera os esforços para planejar e desenvolver a grande quantidade de infraestruturas que a África irá precisar e faz isso com sustentabilidade, adequabilidade cultural, materiais locais e artesanais e, como princípios centrais, a saúde humana e o bem-estar.

O Build Change é uma abordagem preventiva, de mudança de um "sistema inteiro", que combina técnicas construtivas e retrofitizações sísmicas de ponta universalmente reconhecidas, de bons custo-benefícios, adaptadas a cada contexto cultural utilizando materiais produzidos localmente, financiando mecanismos para proprietários, preparação de educação, alcance comunitário e capacidade de construção e esforços a nível político para construção de melhorias de códigos.

A Cooperación Comunitaria combina práticas geológicas e análise de riscos de engenharia com o conhecimento indígena de forma abrangente para a resiliência da comunidade no pico da região La Montaña de Guerrero, lar de 85% da população indígena do estado e uma das localidades mais marginalizadas do México. Eles se engajam com a população local em posicionamento, projeto e na construção de habitações acessíveis, efetivas sismicamente, sustentáveis, culturalmente adequadas, utilizando materiais locais.

Cooperación Comunitaria. Imagem Cortesia de The Buckminster Fuller Institute

As PITCHAfrica’s Waterbank Schools são demonstrações em processo da marcante alavancagem de poder de captação de água como uma solução socialmente integrada à escassez de recursos. Suas estruturas de plantio com águas-das-chuvas servem aos estudantes, faculdades e comunidades do entorno água limpa e o edifício age como um equipamento de educação e treinamento da comunidade e centro de conhecimento para toda uma região.

PITCHAfrica’s Waterbank Schools. Imagem Cortesia de The Buckminster Fuller Institute

Saúde Humana

O Concern America empodera comunidades locais em regiões isoladas e desamparadas a providenciarem por si só a maior parte de seus serviços médicos. Membros da comunidade materialmente empobrecidos, isolados e frequentemente comunidades dizimadas pela guerra são treinados a providenciar assistência médica de primeira categoria por meio do modelo prático de providência à saúde de interesse da América, trazendo assistência médica de alta qualidade, de baixo custo e abrangente, onde antes não existia.

O Sustainable Health Enterprises (SHE) projetou uma estratégia abrangente para produzir localmente absorventes sustentáveis feitos de resíduos agrícolas (fibras de bananas descartadas), não utilizando nenhuma química e muita pouca água, providenciando às mulheres com produtos sustentáveis uma fração dos custos de produtos importados. SHE também trabalha com empoderamento da mulher e enfatiza a importância da educação das meninas.

O The Urban Death Project (UDP), solução para a tóxica indústria funerária de 20 bilhões de dólares, apresenta um novo modelo de cuidados pós-morte que tem como centralidade tanto o humano, quanto a natureza. A UDP desenvolveu um sistema urbano escalável e regenerativo baseado no processo natural de decomposição, com a primeira usina de compostagem humana plena a ser localizada na cidade de Seattle, Washington.

The Urban Death Project (UDP). Imagem Cortesia de The Buckminster Fuller Institute

Produção Alimentícea

A ECOTIERRA é uma corporação certificada do tipo B trabalhando para criar uma economia agrícola sustentável ao longo das cordilheiras dos Andes, planejando replicar seu modelo em Cote d’Ivoire e Colômbia. Além de estimular o reflorestamento difundido para compensar a emissão de gás carbônico, suas parcerias agroflorestais estão diretamente contribuindo com a resiliência econômica, social e ambiental de 12.000 famílias no Peru.

A iniciativa MIT Open Agriculture desenvolveu uma tecnologia "agrícola ambientalmente controlada" (CEA) de open-source para experimentar e inovar a busca por alternativas para as práticas insustentáveis e destrutivas da agriculta industrial e fazer a produção de alimentos altamente localizados mais viáveis. O projeto desenvolveu hardwares e plataformas de softwares transparentes, de open-source, e "hackeáveis" para permitir que fazendeiros conduzam experimentos em rede através de "computadores alimentos" expansíveis.

Direitos Humanos e Desenvolvimento 

O Glasswing International—uma ONG com um longo e comprovado histórico de programas sociais e de desenvolvimento bem articulados—desenvolveu um programa altamente efetivo, abrangente e proativo para combater o ciclo vicioso do resultado do crescimento da emigração jovem da América Central.

A International Bridges to Justice (IBJ) é uma organização única que trabalha para consolidar a equidade, sistemas de justiça criminais profissionais ao redor do mundo. IBJ trabalha "nos bastidores" para reforçar as infraestruturas de credibilidade legais, desenvolvendo relações com advogados locais, ordens de advogados nacionais e oficiais do governo, realizando workshops e mesas-redondas de diversas partes interessadas para se empenharem em corrigir problemas sistemáticos.

O sistema The Sentinel Project's Una Hakika é uma abordagem efetiva para aliviar a violência e a tensão inter-étnicas/inter-comunitárias no "hot spot" de mais alto risco de conflito do mundo, utilizando ferramentas de comunicação mais relevantes num dado contexto. Seu trabalho é combater a incendiária falta de informação e rumores com informações confiáveis e acuradas.

A South Vihar Welfare Society for Tribal (ASHRAY) é uma organização popular liderada por mulheres que trabalham com comunidades tribais no estado de Jharkand na Índia, a fim de enfrentar de forma abrangente a origem das causas do tráfico humano. Ao apoiar educação, capacitação de habilidades, produção agrícola e segurança alimentícia, oportunidades econômicas e empoderamento feminino, ASHRAY combate a pobreza e a instabilidade social, elementos que, em primeiro lugar, tornam possível o tráfico.

Materiais & Economia Circular

O Evrnu, SPC gerou um processo químico inovador que quebra algodão a nível molecular, permitindo um método de reciclagem inédito que não usa quase nenhum material virgem e um solvente que pode ser recapturado quase que 98%. A fibra de Evrnu pode ser "a fibra mais ecologicamente amigável do planeta".

O projeto Procesos Proambientales Xaquixe criou uma metodologia para sustentabilidade micro-industrial ao implementar uma vasta gama de tecnologias alternativas de energia e ao reorientar o descarte de materiais de fluxos de resíduos locais. Localizado em Oaxaca, onde artesões representam 10% da população local, o primeiro grupo ecológico conectou produtores de vidro, cerâmicas e mezcal para desenvolverem sistemas de produção alternativas, de ciclo fechado.

O ZERI Network and Sanctuary Asia (com o suporte do APPL) procura desenvolver uma vasta gama de produtos inovadores do nicho agrícola, bem como coordenar o reflorestamento, a regeneração de solo e a biorremediação de água e de solo. Isto é então combinado com a geração de oportunidades econômicas para a população regional na plantação orgânica de chá de Hathikuli e do adjunto Parque Nacional do Kaziranga no estado de Assam, Índia.

Meio Ambiente & Recursos

O KTK-BELT é uma inicativa interna nepalesa de preservação da biodiversidade, conservação, educação, desenvolvimento rural sustentável e criação de emprego que visa proteger e compartilhar o conhecimento ecológico inestimável realizados pela população local/indígena numa "universidade vertical", que irá se estender do Koshi Tappu (67 metros acima do nível do mar), maior reserva de pássaros aquáticos de Nepal, ao Kanchenjunga (8.586 metros acima do nível do mar).

O projeto Taking Root's CommuniTree procura enfrentar três problemas correlacionados: desmatamento, mudanças climáticas e pobreza, por meio de um reflorestamento total e uma estratégia de captação de carbono. O programa estimula fazendeiros a reflorestar porções degradadas, subutilizadas de suas fazendas com uma variedade de espécies de árvores nativas e os treina a gerenciar suas árvores de forma efetiva utilizando ferramentas inovadoras de obtenção de dados.

O Tides Canada Initiatives' Rainforest Solutions Project resultou num acordo histórico de 250 anos entre diferentes participantes a conservar e gerenciar sustentavelmente a Floresta do Grande Urso, de 15 milhões de acres, uma das últimas florestas temperadas virgens do planeta. Agora eles buscam replicar seu inovador “Modelo de Gerenciamento de Base de Ecossistema” para esforços em conservação numa escala similar em outros contextos geográficos.

Saiba mais sobre os semifinalistas aqui.

Notícia e descrição de projeto via Buckminster Fuller Institute.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Anunciados os semifinalistas do Fuller Challenge 2016" [2016 Fuller Challenge Semifinalists Announced ] 23 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793825/anunciados-os-semifinalistas-do-fuller-challenge-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.