O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Romênia
  5. Lama Arhitectura
  6. 2015
  7. Casa LAMA / LAMA Arhitectura

Casa LAMA / LAMA Arhitectura

  • 17:00 - 26 Agosto, 2016
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Casa LAMA / LAMA Arhitectura
© Radu Malașincu
© Radu Malașincu
  • Arquitetos

  • Localização

    Bucareste, Romênia
  • Arquitetos Responsáveis

    Dan Enache, Calin Radu
  • Área

    225 m²
  • Ano do projeto

    2015

© Radu Malașincu © Radu Malașincu © Radu Malașincu © Radu Malașincu + 29

  • Engenharia

    CONSPRO Developement
  • Design Interativo

    Andrei Tudor
Casa LAMA / LAMA Arhitectura, © Radu Malașincu
© Radu Malașincu

Contexto

O projeto poderia ser considerado ousado por conta das proporções de seu terreno, uma longa mas muito estreita faixa de terra (7,5 x 40 m) com uma parede cega em um lado.

Conceito

A casa foi construída para uma família de 4 pessoas, a fim de proteger seus membros e satisfazer suas necessidades da melhor forma possível.

© Radu Malașincu
© Radu Malașincu

Devido à forma do terreno e seus arredores, a casa foi resultado de uma forma comprida e de 4,5m de largura, ligada à parede cega do vizinho. As fachadas e o layout da casa foram construídos de acordo com a sua posição em relação às áreas públicas ou privadas dos seus pontos circundantes e pontos cardeais.

Plantas Baixas
Plantas Baixas

As fachadas e o layout da casa tiveram abordagens diferentes, dada a orientação para as áreas públicas ou privadas dos arredores e dos pontos cardeais. O melhor exemplo seria a fachada sul, moldada para funcionar como uma armadilha de sol.

© Radu Malașincu
© Radu Malașincu

Layout

A casa foi construída de forma que tivesse um pequeno jardim frontal que dá acesso à edificação pela rua, bem como um quintal privado maior. O ponto de acesso dentro da casa é marcado por uma caixa de madeira queimada, o vestíbulo, anexado ao volume principal branco da casa, criando assim um contraste visual.

Corte
Corte

Este projeto foi construído considerando os princípios fundamentais da habitação passiva. Na fachada sul há grandes janelas em direção ao quintal privado da família, sem esquecer da proteção contra o sol. Foi utilizado sombreamento passivo criando uma fachada em forma de funil e uma pérgola. O principal material utilizado para a fachada do quintal foi madeira queimada. A imagem criada é harmoniosamente integrada com o protegido jardim íntimo, devido à sua referência orgânica e ao calor.

© Radu Malașincu
© Radu Malașincu

As fachadas voltadas para a rua (norte) e para o vizinho do lado esquerdo (leste), oferecem pouca privacidade devido à proximidade, portanto são mais opacas e sóbrias. Em todas as fachadas, as janelas são maiores na parte inferior e menores na parte superior, para capturar a quantidade certa de luz para cada espaço.

© Radu Malașincu
© Radu Malașincu

O layout da casa usa o mesmo princípio das fachadas, considerando a posição do espaço para a visão pública ou privada, e a quantidade de luz natural recebida. É por isso que para o quintal (a sul), encontram-se áreas funcionais primárias, como a sala de estar, o quarto principal e o quarto das crianças, enquanto que para a rua (a norte), foram posicionados a cozinha, banheiros e o terraço do segundo andar. Este layout foi arranjado desta maneira principalmente para fornecer uma estrutura funcional.

© Radu Malașincu
© Radu Malașincu

O porão contém uma sala de hobby, uma área de serviços, e um espaço de depósito. O piso térreo oferece, através do vestíbulo, acesso do exterior à sala de estar e à cozinha, e no pavimento inferior, um espaço para guardar casacos. No primeiro andar encontra-se o quarto principal com um closet, o banheiro da família e um pequeno quarto para o bebê de 2 anos. No segundo andar está um terceiro quarto, uma biblioteca, um banheiro, um depósito e um terraço privado.

© Radu Malașincu
© Radu Malașincu

Materiais, Sistemas.

Para o design do exterior, usamos espuma PU com acabamento branco decorativo, madeira de pinho queimada, armações de aço pintadas de branco para as aberturas e janelas de vidros triplos com perfis de madeira.

© Radu Malașincu
© Radu Malașincu

As janelas de vidros triplos de alta performance e a espuma térmica PU junto com o isolamento de celulose do ático, criam uma proteção térmica que é duas vezes mais eficiente que os materiais de isolamento comumente usados. Um sistema de ventilação sustentável foi integrado, composto por tubos de ar enterrados no nível da fundação do edifício.

© Radu Malașincu
© Radu Malașincu

Em relação ao projeto de interiores, as paredes foram cobertas com argamassa de proteção branca, e o piso de carvalho tem coloração natural. No teto da sala de visitas deixou-se o concreto aparente propositalmente. Placas de mármore travertino foram utilizados no corredor de acesso e no interior dos banheiros. A estrutura da escada foi construída em aço e mantida com uma aparência natural. A maioria dos móveis para o projeto foi feita sob medida.

Cita: "Casa LAMA / LAMA Arhitectura" [LAMA House / LAMA Arhitectura] 26 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793771/casa-lama-lama-arhitectura> ISSN 0719-8906