Olimpíadas Rio 2016: O Pavilhão Dançante / Estúdio Guto Requena

Olimpíadas Rio 2016: O Pavilhão Dançante / Estúdio Guto Requena - Mais Imagens+ 10

Rio de Janeiro, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Guto Requena; Estúdio Guto Requena
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Equipe D3: Pagu Senna, Diego Spinola, Carolina Anselmo, André Aureliano, Jonathan Querubina, Brenda Colautti, Natasha Weissenborn, Maria Clara Villas, Luciana Dal Ri, Vitor Reais, Victor Gama, Raphael Fagundes, Mariana Ventura, João Marcos de Souza, Edson Pavoni.
  • Tecnologia E Motion Design: D3
  • Agência: B!Ferraz
  • Montadora: UN Cenografia
  • Cliente: Skol/Ambev
  • Autor: Guto Requena
  • Equipe Estudio Guto Requena: Ludovica Leone, Daniel Vianna, Bruno Baietto, Guilherme Giantini
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetura Interativa criada para o Parque Olímpico 2016.

Sensores espalhados dentro da pista de dança, captam a música e agitação das pessoas dançando, e assim, movimenta motores com espelhos na fachada do edifício. O resultado é uma arquitetura cinética que hipnotiza as pessoas e transforma o espaço na balada mas animada das Olimpíadas 2016.

© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão
Planta

O edifício foi projetado para uma marca de cerveja brasileira, para abrigar música, festas, djs e shows. Localizado no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, o edifício possuí uma pele arquitetônica interativa. O lado de fora dessa pele metálica é composto de diversas cores, que sugerem diversidade. Por dentro, uma gigante superfície de espelhos: Como seria dançar dentro de um globo de espelhos de discoteca?

© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

Sensores espalhados dentro da pista de dança, permitem que essa pele reaja à estímulos, como a música, a agitação das pessoas. Essa Arquitetura Interativa é feita por cerca de 500 espelhos redondos que giram, abrem e fecham, criando efeitos ópticos.

Cortes
© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

Sob o Sol, esse prédio cinético cria grafismos de luz e sombra no piso e no seu entorno. A noite, com as luzes, o edifício explode de modo dramático para fora, chamando a atenção ao longe quando se entra no Parque Olímpico. Arquitetura emotiva que se arrepia como um corpo excitado.

© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

Ao criar essa experiência de design e tecnologia, buscamos provocar os visitantes do maior evento esportivo do planeta. Tirá-las do lugar comum, estimular o atleta que existe dentro de cada um, levá-las para um estado de sonho, de alegria e de escapismo.

© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

Esse projeto é um desdobramento da pesquisa que o Estudio Guto Requena vem desenvolvendo nos últimos 10 anos, investigando arquiteturas híbridas, situadas na sobreposição entre o concreto e o virtual, fazendo uso de sensores e tecnologias interativas, que transformam nossa percepção de espaço e aguçam nossa sensorialidade.

© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

Hardware e softwares necessários para dar vida a pele foram desenvolvidos pela D3, produtora de instalações interativas que trabalha na intersecção entre tecnologia, design e poesia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Olimpíadas Rio 2016: O Pavilhão Dançante / Estúdio Guto Requena" [Rio 2016 Olympics: The Dancing Pavilion / Estúdio Guto Requena] 22 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793757/olimpiadas-rio-2016-o-pavilhao-dancante-estudio-guto-requena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.