Sede Alliander / RAU architects

Sede Alliander / RAU architects - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: RAU architects; RAU architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21852
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CSM Structures, Ceno Tec, De Groot Vroomshoop, De Groot en Visser, De Vorm
© Marcel van der Burg

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede para a empresa de energia Alliander em Duiven (Holanda), foi recentemente inaugurada. O escritório RAU architects é responsável pela reformulação dos edifícios existentes e sua extensão, que abrigará 1550 funcionários. Este é o primeiro projeto de reforma na Holanda que visa obter o certificado de sustentabilidade BREEAM-NL.

© Marcel van der Burg

Interconectividade foi o principal princípio para o desenho e aplica-se a todas as suas partes, funcionando em todos os níveis. Os edifícios existentes, compostos por blocos diferentes, são respeitados e integrados no novo projeto: 83% das construções existentes permanecem. Um grande átrio coberto por um elemento icônico conecta visualmente os seis volumes diferentes. Por meio do programa, bem como logisticamente, cria-se um "entre" espaço onde os funcionários e os visitantes podem se encontrar. Grandes claraboias são colocadas na cobertura curva, a fim de aumentar a quantidade de luz do dia no átrio. A fachada é totalmente construída em vidro, criando uma forte ligação com a paisagem, contribuindo para um espaço de trabalho saudável e inspirador.

Planta Baixa

As fachadas dos edifícios existentes são mantidas, incluindo as janelas e uma "pele" que os envolve, melhorando o isolamento, evitando perdas de calor e reduzindo a demanda de energia. Nas laterais, orientadas para o átrio, janelas maiores, que podem ser abertas, criam uma relação visual com o átrio permitindo a ventilação natural.

© Marcel van der Burg

Eficiência e eficácia são os princípios orientadores durante todo o projeto. Na intervenção são levados em conta: o uso do material, a pegada ecológica, custos e oneração do meio ambiente. Em troca, funcionalidade, conforto, inovação, identidade e um impacto positivo na sociedade são alcançados.

© Marcel van der Burg

Circularidade

Circularidade tem sido uma parte integrante do projeto de várias maneiras: respeitando a maioria das construções existentes, utilizando resíduos de madeira para as fachadas, reutilizando o concreto das partes que foram demolidas, reutilizando a construção de aço para as extensões dos edifícios, a reciclagem dos telhados existentes, reutilizando os sanitários existentes, as placas de forro e convertendo as portas existentes em novos móveis, entre outras coisas. A estrutura metálica do telhado é concebida com a ajuda de um grupo de construção de montanha-russa, minimizando seu peso, reduzindo assim a utilização desnecessária de matérias-primas e permitindo a desmontagem para reutilização posterior. Um "documento de identidade da matéria-prima" é feito a fim de assegurar a reutilização de todos os materiais no futuro. Este documento contém informações sobre todas as matérias-primas que são adicionadas durante a reforma. Ele inclui informações sobre quem tem tratado os materiais, onde foram armazenados temporariamente e maneiras pelas quais eles podem ser reutilizados.

© Marcel van der Burg

Excedente de energia

O complexo do edifício fornece mais energia do que o necessário, o que pode ser usado por "vizinhos" no entorno, através do Smart Grid, a partir de uma Aliança Verde na comunidade. O design do edifício otimiza o uso de energia, o desenho do telhado estimula a ventilação natural e o átrio torna-se uma "segunda pele" para os volumes fechados, criando um 'entre clima' que otimiza o uso de energia.

© Marcel van der Burg

Graças à utilização de painéis solares e o armazenamento de água subterrâneo,o edifício é também CO2 neutro. Os painéis solares são colocados no estacionamento como sombreamento e proteção para os carros, dando-lhes uma dupla função. Por eles terem sido os primeiros elementos a serem instalados, foi possível alcançar um canteiro de obras com excedente de energia, pela primeira vez na Holanda.

© Marcel van der Burg

O grupo para o projeto e construção de Alliander em Duiven é formado por VolkerWessels Vastgoed, Rau Architecten, Fokkema & Partners, Innax, Kuiper Compagnons, Van Rossum R. I., Boele & vanEesteren, Homij e Turntoo.

© Marcel van der Burg

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Duiven, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Sede Alliander / RAU architects" [Alliander HQ / RAU architects] 19 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793569/sede-alliander-rau-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.