Casa G / Delfino Lozano

Casa G / Delfino Lozano - Mais Imagens+ 34

Zapopan, México
  • Arquitetos: Delfino Lozano; Delfino Lozano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  430
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:César Béjar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aceros Ocotlan, MOOMA Mosaicos, TEJAVAL, URREA
  • Colaboradores: Bernardo Sánchez, Andrés Covarrubias
  • Cálculo E Estrutura: Eng. Delfino Lozano Armenta
  • Marcenaria: Mauricio Villalbazo
  • Ferragens / Caixilhos : Alberto Flores, Vidrios y Aluminios REYLO
  • Elétrica / Encanamentos: Eugenio Martinez
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© César Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa G é uma residência familiar de descanso, com uma  sala de jogos e uma varanda destinada a abrigar as atividades sociais de seus proprietários, localizada ao noroeste de Zapopan, em um terreno de 1000 m²  orientado de norte a sul. O terreno apresentava uma topografia ascendente e muros adjacentes existentes.

© César Béjar
Planta Térreo
© César Béjar

O comprimento do terreno propiciou o traçado de um eixo central que conectou os principais espaços da residência e o desnível deu origem a um eixo perpendicular onde estabeleceu-se um muro de contenção, gerando suas áreas claramente definidas: social, na parte baixa, e privada na parte alta do terreno.

© César Béjar

A área social pode ser acessada por um corredor com uma abóboda curva que marca a transição entre exterior e interior, onde a imagem do muro de pedra contrasta com a lógica de modulação das abóbodas que cobrem a varanda. Ao lado, uma planície conectada visualmente pelo mesmo muro existente estende-se até a escada. O espaço se complementa pelo arremate visual gerado por uma fonte de pedra com uma árvore, e a presença estratégica de um mastro pensado para, eventualmente, sustentar uma piñata.

© César Béjar
© César Béjar

A interação entre o social e o privado é feita por meio da escada que elimina o desnível natural do terreno. O muro de pedra agora mistura-se a um banco onde o jardim e uma árvore emolduram a fachada da casa. A oeste, um volume de tijolo destinado à sala de jogos, absorve o espaço gerado pelo telhado da varanda e suspende-se sobre a garagem. A solução estrutural a base de vigas IPR liberou tanto a varanda, quanto a garagem de pilares e vinculou fisicamente a área social com a área privada.

© César Béjar
Planta Superior
© César Béjar

A área privada foi pensada a partir de uma entrada lateral que percorre o desnível do terreno, culminando em uma estrutura de tijolos e um espelho d'água, enfatizando a entrada principal da casa. No interior, um distribuidor nos conduz a três espaços claramente definidos: de um lado, a cozinha, com vista ao jardim e ventilação pelo corredor de entrada; no lado oposto, a área de visitas formata pelo banheiro e uma sala de televisão que pode ser utilizada como quarto de convidados; a frente, atravessando um elemento de madeira, um conjunto de espaços alinhados em um eixo de simetria imaginário, que abarca um pequeno jardim com uma árvore, a sala de jantar, e uma pequena varanda externa onde existe uma rede pendurada. A chaminé situada ao centro da casa representa o núcleo central de convivência em família.

© César Béjar

A partir do aproveitamento da luz natural e da geração de ventilação cruzada, alcançou-se duas coisas: as melhores vistas do conjunto aos espaços comuns da casa, além da privacidade e conforto a cada pessoa, onde um cômodo principal mantém o domínio visual do jardim e da sala de jogos, enquanto um segundo ambiente mantém certa independência por meio de um distribuidor onde implantou-se o closet e os banheiros. Na parte posterior da residência estão localizados um módulo de serviços e a adega. A cobertura da residência foi aproveitada como mirante devido à paisagem que se aprecia do ponto mais alto do conjunto. Para isso, as instalações foram ocultadas e o piso recoberto com o mesmo material da varanda e da sala de jogos. 

© César Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa G / Delfino Lozano" [Casa G / Delfino Lozano] 19 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793528/casa-g-delfino-lozano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.