Em Construção: Louvre Abu Dhabi / Jean Nouvel

Em Construção: Louvre Abu Dhabi / Jean Nouvel - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos
  • Cliente

    TDIC
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    TDIC
Planta de Cobertura com a cúpula
Planta de Cobertura sem a cúpula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Todos os climas como exceções. Mais quente quando está frio. Mais frio durante o calor dos trópicos. As pessoas não resistem bem ao choque térmico. Nem as obras de arte. Tais observações elementares influenciaram o Louvre Abu Dhabi. O projeto deseja criar um mundo de boas-vindas, combinando serenamente luz e sombra, reflexão e calma. Deseja pertencer a um país, à sua história, à sua geografia, sem se tornar uma tradução plana, o pleonasmo que resulta em tédio e convenções. Também visa enfatizar o fascínio gerado por encontros raros.

© TDIC

É bastante raro encontrar um arquipélago construído no mar. É ainda mais raro ver que ele é protegido por um guarda-sol que cria uma chuva de luz.

Fachadas

A possibilidade de acessar o museu por barco ou encontrar um pontão para alcançá-lo a pé a partir da costa é igualmente extraordinária, antes de ser recebido como um visitante muito aguardado disposto a ver coleções exclusivas, permanecer em livrarias tentadoras, ou provar os chás locais, cafés e iguarias.

© TDIC

É ao mesmo tempo um lugar calmo e complexo. Um contraste entre uma série de museus que cultivam suas diferenças e sua autenticidade.

É um projeto fundado sobre um grande símbolo da arquitetura árabe: a cúpula. Mas aqui, com uma mudança evidente a partir de tradição, a cúpula surge de uma proposta moderna.

Padrão da cúpula

A dupla cúpula de 180 metros de diâmetro, oferece uma geometria horizontal radiante através de um tecido perfurado de forma aleatória, que proporciona sombras pontuais e rajadas de sol.

A cúpula brilha na luz do sol de Abu Dhabi. E, durante a noite, esta paisagem protegida é um oásis de luz sob uma cúpula estrelada.

O Louvre Abu Dhabi se tornou o destino final de um passeio urbano, um jardim na costa, um paraíso fresco, um abrigo da luz durante o dia e à noite, sua estética consistente com o seu papel como um santuário para as obras mais preciosas da arte.

Render

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Castro, Fernanda. "Em Construção: Louvre Abu Dhabi / Jean Nouvel" [In Progress: Louvre Abu Dhabi / Jean Nouvel] 15 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793307/em-construcao-louvre-abu-dhabi-jean-nouvel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.