Architects for Urbanity projeta novo equipamento de acolhimento a famílias e mulheres em Seul

O escritório Architects for Urbanity divulgou imagens do projeto Urban Womb, um complexo de uso misto para mulheres e famílias em Seul, Coreia do Sul. Localizado em Daebang-dong no antigo terreno do Abrigo Para Mulheres de Seul, o projeto busca recuperar a atual Praça das Mulheres, um espaço outrora descrito como "sombrio" e "morto".

A nova instalação irá servir como conexão entre a Praça das Mulheres e a estação de trem próxima, como uma combinação de espaços públicos e privados e espera-se que ele ajude a "formar uma cultura criativa, [ensinar] tradições e expandir o valor da igualdade de gênero na família e comunidade".

Architects for Urbanity projeta novo equipamento de acolhimento a famílias e mulheres em Seul - Mais Imagens+ 21

Cortesia de Architects for Urbanity

Projetado como "um ventre orgânico que se intensifica espacialmente e programaticamente" pelo terreno, o complexo consiste em um volume grande retangular interrompido por uma série de vazios que definem e conectam os diversos programas.

Cortesia de Architects for Urbanity
Cortesia de Architects for Urbanity

O edifício será organizado em três volumes programáticos: a base pixelada, a torre vertical e a laje cobertura de horizontal.

Cortesia de Architects for Urbanity
Cortesia de Architects for Urbanity

O rodapé pixelado contém as funções principais do edifício, bem como um auditório, uma espaço para família, um centro juvenil, praça de alimentação, laboratórios de produção e lojas. A forma deste volume — uma "sala de estar urbana" — é derivada de seus próprios pedaços, cinco faixas que aumentam de tamanho, cada uma contendo um programa distinto "e posicionadas entre atividades relacionadas para que se maximize a eficiência do edifício" e a vivência do usuário. Desta forma, ao caminhar em direção de uma faixa, o visitante encontra programas semelhantes, mas ao caminhar perpendicularmente, encontrará uma situação de programas cruzados.

Cortesia de Architects for Urbanity

A torre do edifício, localizada ao lado oeste, abriga os internatos e emoldura o espaço para eventos. Cada um dos cinco pavimentos acima do térreo irá apresentar doze salas e duas salas de reuniões, enquanto o espaço do térreo incluirá um saguão e o Museu da Maternidade.

Cortesia de Architects for Urbanity

Como uma estrutura habitada, a laje da cobertura irá abrigar os programas de conferências e administrativos do edifício. "O pavimento inteiro é projetado como uma grande variedade de zonas programáticas unidas por uma zona de circulação perimétrica. Ao longo da fachada, o pavimento é organizado em áreas informais e abertas de escritórios. No centro do pavimento e iluminado por dois grandes pátios há as salas de conferência de diversos tamanhos, bem como salas de reunião e os núcleos de circulação vertical.

Cortesia de Architects for Urbanity
  • Arquitetos

    Architects for Urbanity
  • Localização

    Seoul, South Korea
  • Equipe de projeto

    Irgen Salianji, Marina Kounavi, Karolina Szóstkiewicz, Stavria Psomiadi, Antony Laurijsen
  • Área

    20.500 m²
  • Fotografias

    Cortesia de Architects for Urbanity

Notícia via Architects for Urbanity.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Santos, Sabrina. "Architects for Urbanity projeta novo equipamento de acolhimento a famílias e mulheres em Seul" [Architects for Urbanity's 'Urban Womb' is a New Women and Family Complex Facility in Seoul, Korea] 14 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793191/architects-for-urbanity-projeta-novo-equipamento-de-acolhimento-a-familias-e-mulheres-em-seul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.