Residência em Panguipulli / Sebastián Browne

Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 2 de 30Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 3 de 30Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 4 de 30Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 5 de 30Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Mais Imagens+ 25

Los Lagos, Chile
  • Arquitetos: Sebastián Browne
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  187
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 12 de 30
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na região dos Rios, a casa está situada em um terreno as margens do lago com orientação norte, em uma planície natural entre um bosque nativo e o início da inclinação ao Lago Panguipulli de onde obtém-se as melhores vistas para o lago e para o vulcão Villarrica. 

Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 4 de 30
© Nico Saieh

O projeto constitui-se em uma área de estar que seria utilizada de maneira esporádica e informal como ponto de reuniões familiares. Um segundo fato determinante na gênesis do projeto foi a demolição da casa do cliente em Santiago e a reutilização dos seus materiais, revestimentos e esquadrias em madeira de lariço e carvalho.

Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 6 de 30
© Nico Saieh

A casa é proposta como um volume unitário e redondo, cuja cobertura de forma cônica invertida dialoga com o entorno vulcânico da área. Sob este teto, o programa é dividido em dois: a moradia e área externa de estar, ocupando este último, um terço da superfície coberta. A fachada sul, em direção ao bosque, mantem-se opaca enquanto as outras fachadas abrem-se a paisagem através de janelas perimetrais em todas as orientações restantes.

Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 17 de 30
Corte
Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 10 de 30
© Nico Saieh
Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 18 de 30
Corte

No interior, não foram construídos forros falsos, possibilitando a percepção de toda a espacialidade gerada pela geometria da cobertura que culima em uma abertura zenital a 9 metros desde o nível zero. Na área da churrasqueira esta cobertura atua como tubo de exaustão enquanto que na área íntima, ela permite a entrada de luz natural.

Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 3 de 30
© Nico Saieh
Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 16 de 30
Planta
Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 5 de 30
© Nico Saieh

A espacialidade e a altura do pé direito permitem a construção de um mezanino onde está localizada a cama do casal e o banheiro. O restante do programa se encontra no primeiro nível: sala de estar e jantar no centro da planta e no perímetro sul os serviços e quatro camas enfileiradas que podem ser utilizadas como parte do mobiliário. Desta forma, as outras fachadas possuem vistas diretas ao lago.

Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 2 de 30
© Nico Saieh
Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 14 de 30
Planta
Residência em Panguipulli / Sebastián Browne - Imagem 7 de 30
© Nico Saieh

Todos os móveis foram desenhados especialmente para este projeto, construídos in situ e com mão de obra local. Foram utilizados metal e madeira para a estrutura, revestimento exterior de telhas de madeira e interior de pinos, entre outras variedades de madeiras.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Panguipulli / Sebastián Browne" [Barbecue House in Panguipulli / Sebastián Browne] 14 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793155/residencia-em-panguipulli-abestudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.