Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando

Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Imagem 2 de 9Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Imagem 3 de 9Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Imagem 4 de 9Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Imagem 5 de 9Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Mais Imagens+ 4

Ibaraki-shi, Japão

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na pequena cidade de Ibaraki, a 25 quilômetros de Osaka, Japão, ergue-se uma das obras arquitetônicas mais conhecidas de Tadao Ando, a Igreja da Luz. A igreja compreende a estrutura filosófica de Ando entre natureza e arquitetura através da forma que a luz define e cria novas percepções espaciais, tanto quanto, ou até mais, que as estruturas em concreto. Concluída em 1989, a Igreja da Luz foi uma renovação para um complexo cristão existente em Ibaraki. A nova igreja foi a primeira fase de uma reformulação completa do local - concluída em 1999 - sob a estética de projeto de Tadao Ando.

Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Imagem 2 de 9
© Naoya Fujii

Para o arquiteto, a Igreja da Luz é uma arquitetura da dualidade - a natureza dual da existência - sólido/vazio, claro/escuro, agressivo/sereno. As diferenças coexistentes conformam uma igreja sem qualquer ornamento, criando um espaço puro, sem adornos. A intersecção da luz e dos sólidos provoca a consciência dos ocupantes do espiritual e secular dentro de si.

Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Imagem 3 de 9
© Antje Verena

O emprego de materiais simples reforça a dualidade do espaço; a estrutura de concreto elimina qualquer distinção de motivos cristãos ou estéticas tradicionais. Além de uma cruz extrudada na fachada leste, a igreja é composta por uma concha de concreto; o material trabalha com a escuridão da igreja, criando um espaço mais simples, de culto meditativo. Como testamento da arquitetura minimalista, o vazio da cruz na parede leste é o único símbolo religioso presente na igreja.

Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Imagem 4 de 9
© Naoya Fujii

Formalmente, o edifício de Ando é minimalista e redutor de toda parafernália religiosa para uma simples extrusão de uma cruz, muitas vezes criticada como perturbadoramente vazia e indefinida. Embora tenha sido indicada para ser nada mais do que seis paredes e uma cobertura, há todo um nível de estética de projeto implementado por Ando e seus empreiteiros que foi descaracterizado e não reconhecido pelos ocupantes.

Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Imagem 8 de 9

Como uma estrutura moderna e minimalista, a Igreja da Luz emite uma pureza arquitetônica encontrada nos detalhes. O volume de concreto armado não apresenta qualquer tipo de ornamento que não faça parte do processo construtivo. As junções e articulações do concreto são construídos com precisão e zelo por mestres carpinteiros japoneses juntamente com Ando, que trabalhou para criar uma superfície impecavelmente lisa e articulações precisamente alinhadas. As costuras da concretagem alinham-se perfeitamente à extrusão da cruz no lado leste da igreja.

Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Imagem 9 de 9
Croquis

A construção em concreto é um reforço do principal foco de Ando na simplicidade e estética minimalista; No entanto, a maneira que o concreto é derramado e formado dá a ele uma qualidade luminosa quando exposto à luz natural. A decisão de Ando em inserir a cruz na fachada leste permite a luz para verter no espaço durante todo o início da manhã e o dia, o que tem um efeito desmaterializador nas paredes de concreto, transformando o volume escuro em uma caixa iluminada. A abordagem de Ando para a luz e o concreto nesse projeto, bem como em outros, tem um efeito surreal que perceptivelmente transforma o material em imaterial, escuro em luz, luz em espaço.

Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Imagem 5 de 9
© Wikipedia

"Em todos os meus trabalhos, a luz é um fator de controle importante. Crio espaços fechados, principalmente, por meio de paredes espessas de concreto. A razão principal é criar um lugar para o indivíduo, uma zona para a si mesmo dentro da sociedade. Quando os fatores externos do ambiente de uma cidade exigem que a parede não tenha aberturas, o interior deve ser especialmente pleno e satisfatório. "-Tadao Ando

Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando - Imagem 7 de 9

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ibaraki, Osaka, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Kroll, Andrew. "Clássicos da Arquitetura: Igreja da Luz / Tadao Ando" [AD Classics: Church of the Light / Tadao Ando Architect & Associates] 12 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793152/classicos-da-arquitetura-igreja-da-luz-tadao-ando> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.