O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. Itália
  5. Antonio Citterio Patricia Viel
  6. 2011
  7. Conversão de um Edifício / Antonio Citterio Patricia Viel and Partners

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Conversão de um Edifício / Antonio Citterio Patricia Viel and Partners

Conversão de um Edifício / Antonio Citterio Patricia Viel and Partners
Conversão de um Edifício / Antonio Citterio Patricia Viel and Partners, © Amendolagine Barracchia
© Amendolagine Barracchia

© Amendolagine Barracchia © Amendolagine Barracchia © Amendolagine Barracchia © Amendolagine Barracchia + 18

  • Consultorias

    Planning s.r.l. (MEP, Acústica, proteção incêndio) SCL Ingegneria (Estrutral), Coima Image (interiores)
  • Construção

    GDM Costruzioni S.p.a.
  • Cliente

    Dolcevita Salaino 10 s.r.l.
  • Mais informações Menos informações
© Amendolagine Barracchia
© Amendolagine Barracchia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto pedia uma renovação urbana e sua conversão para uso residencial. A reconfiguração total dos volumes da área foi possível pelo caráter autônomo da construção: um edifício isolado no interior de um jardim fechado, com paredes ao longo da rua, e ladeado por um fechamento transparente em direção aos jardins, permitindo que os residentes o percebam como uma única área verde contínua ao Parque Solari.

© Amendolagine Barracchia
© Amendolagine Barracchia
Planta Baixa
Planta Baixa
© Amendolagine Barracchia
© Amendolagine Barracchia

A entrada principal na Via Salaino 10, um volume baixo que reflete a mesma área e perfil ocupado pelo edifício existente, controla o acesso ao volume principal no pátio, enquanto que permite o acesso de pedestres abrigados por uma pérgola com vegetação e acesso à garagem subterrânea.

Este edifício é organizado por uma série de pátios e jardins elevados que transformam seus níveis horizontais em espaços com vegetação ao invés de telhados; os níveis de subsolo contém depósito, estacionamento e espaços técnicos.

A fachada da rua foi tratada com concreto decorativo, com textura e padronagem de perfurações que evocam motivos da liberdade do edifício no contexto que o rodeia, destacando o caráter residencial privado do complexo.

© Amendolagine Barracchia
© Amendolagine Barracchia

O volume principal com 8 pavimentos mais ático está alinhado com a altura dos edifícios da Via Solari e da Via Valparaiso. As fachadas foram completamente redesenhadas, criando uma envoltória dupla, com vistas para a cidade. Esta fachada possui uma superfície descontínua de painéis de vidro com serigrafia em tons dourados que protegem os aparamentos e as varandas contínuas ao longo de todo o perímetro do edifício; elementos de proteção solar auxiliam a proteger todo o edifício.

O detalhe das varandas contínuas acentua a composição em camadas do volume, deixando os perfis metálicos no piso bastante legíveis; a camada externa de vidro protege a fachada interna perfurada, com a marcação de cada apartamento.

Corte
Corte

O objetivo é oferecer um edifício com uma linguagem absolutamente contemporânea que expressa seu caráter residencial através da composição aparentemente aleatória dos painéis em vidro decorados e a presença de cortinas brancas atrás do vidro. Ao mesmo tempo, oferecem utilização elegante graças a sua privacidade proporcionada pelos recuos nas fachadas e elementos de proteção solar.

© Amendolagine Barracchia
© Amendolagine Barracchia

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conversão de um Edifício / Antonio Citterio Patricia Viel and Partners" [Conversion of a Building / Antonio Citterio Patricia Viel and Partners] 14 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793004/conversao-de-um-edificio-antonio-citterio-patricia-viel-and-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.