Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects

Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 2 de 13Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 3 de 13Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 4 de 13Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 5 de 13Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Mais Imagens+ 8

  • Arquiteto Encarregado: Lorcan O’Herlihy, FAIA (Principal encarregado), Donnie Schmidt (PM), Lisa Pauli
  • Paisagismo: Mia Lehrer + Associates
  • Mecânica: MNS Engineering
  • Estrutural: Franceschi Engineering
  • Elétrica: A&C
  • Cidade: Los Angeles
Mais informaçõesMenos informações
Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 6 de 13
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma e modernização feita pelo escritório LOHA utiliza de medidas contemporâneas de rendimento e desenho em um edifício histórico, melhorando sua prolongada vida como uma residência excepcional para a família.

Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 5 de 13
© Iwan Baan

A Casa e Estúdio Julius Shulman foi originalmente encomendada pelo fotógrafo Julius Shulman, projetada por Raphael Soriano, e teve sua obra finalizada em 1950. Trata-se de um dos doze projetos de Soriano construídos que sobrevivem, a única com estrutura em aço sem alterações, um monumento histórico cultural da cidade de Los Angeles. LOHA estava comprometido não apenas com restaurar a importante residência, mas também com a atualização do espaço para que pudesse satisfazer as necessidades específicas de uma família jovem.

Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 11 de 13
Planta

Para este projeto o escritório realizou uma ampla pesquisa sobre a materialidade e as intenções de projeto da estrutura original, assim como sobre outros edifícios da época. Como um marco notável na paisagem, a Casa Shulman foi reformada segundo diretrizes estritas de conservação sob supervisão do escritório de Los Angeles de recursos históricos. Devido à condição do edifício como residência, não como museu, o escritório LOHA garantiu uma maior flexibilidade na melhora da residência com elementos contemporâneos essenciais e serviços importantes. O foco sensível e cuidadoso do projeto destacou o caráter atemporal de um elegante projeto de Soriano.

Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 2 de 13
© Iwan Baan

O projeto segue os materiais originais nas situações possíveis e restabelece o perímetro fundamental e o perfil da estrutura. Momentos de experiência chave da casa, como uma sequência de entrada, também foram preservados. Este respeito histórico, em consonância com um foco que considera a propriedade como um entorno dinâmico e não um precioso artefato, impulsionou a melhora promovida pelo escritório LOHA nos espaços mais funcionais, e criou oportunidades para novas intervenções projetadas.

Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 3 de 13
© Iwan Baan

Em consonância com o estilo de vida californiano interior-exterior, popularmente promovido pela fotografia de Julius Shulman, o sistema original de vidros sequenciais foi restaurado para, então, ser combinado com um sistema paralelo de cortinas ajustáveis. Os espaços de transição criados através destes pátios projetados eram um ponto fundamental para aproveitar a casa da família Shulman, além de representar um elemento essencial da herança arquitetônica que os novos proprietários buscam honrar.

Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 9 de 13
© Iwan Baan

Inspirado pelo predomínio existente de armazenamento e móveis incorporados, o projeto introduz gabinetes e móveis de madeira sob medida, incluindo um sistema de estantes interligadas e um banco em balanço. Ao reinterpretar esta característica modernista, o escritório foi capaz de inserir sutilmente sistemas de aclimatação de baixo consumo menores nos armários, além da criação de zonas climáticas sustentáveis que eliminam a necessidade de um sistema de refrigeração central que interrompia a linha plana da cobertura da casa.

Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 4 de 13
© Iwan Baan

A cozinha e os banheiros foram totalmente redesenhados, e todos os sistemas de encanamento e aquecimento de água foram atualizados para superar os padrões atuais. Um piso de concreto transforma-se em uma nova luminária que traz luz naturalmente ao corredor, anteriormente pouco iluminado. O projeto também reconfigura a planta original da casa para incorporar um novo dormitório de hóspedes.

Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 10 de 13
© Iwan Baan

A Casa e Estúdio Shulman é edifício mais recente de um corpo estabelecido de trabalho no LOHA de criar híbridos entre o antigo e o novo com o objetivo de adaptar e reinventar. Anteriormente a este projeto, o escritório reformou duas casas de Richard Neutra na Califórnia e outra casa de 1847 em Dublin, a Casa Flynn Mews, incorporando uma intervenção claramente contemporânea à fachada histórica em um terreno urbano unicamente íntimo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa e Estúdio Shulman / Lorcan O’Herlihy Architects" [Shulman Home and Studio / Lorcan O’Herlihy Architects] 12 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792958/casa-e-estudio-shulman-lorcan-oherlihy-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.