Jardim Submerso / Plasma Studio

Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 2 de 28Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 3 de 28Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 4 de 28Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 5 de 28Jardim Submerso / Plasma Studio - Mais Imagens+ 23

Beijing, China
  • Arquitetos: Plasma Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Holger Kehne
  • Arquiteto: Eva Castro, Holger Kehne, Ulla Hell, Chuan Wang
  • Equipe De Projeto: 甘力, 廖晓飓, 蔡恬岚 and 李翔 (Plasma Studio); 李卓, Alfredo Ramirez, Eduardo Rico, Marta Postigo, Aleksandra Cicha (Groundlab)
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 12 de 28
© Holger Kehne

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de trabalhar com um terreno alagadiço provém da missão de criar uma experiência íntima e intensa, combinada com um forte sentimento de harmonia com o meio ambiente e contemplação íntima. O Jardim Submerso observa conceitos presentes nos jardins tradicionais de Shouzou, como o ambiente rochoso, o afloramento e o equivalente ocidental da gruta. para logo viajar no espaço e tempo com jardins suspensos e mais a frente com o conceito de um pátio submerso.

Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 9 de 28
© Holger Kehne

O resultado é uma combinação de intensas distorções de terra e um agudo sentido de três dimensões, onde o visitante se sente coberto por concreto, aço e vegetação, livre para explorar uma versão mais intensa de um microcosmos em uma série de paisagens para reflexão, relaxamento e entretenimento lúdico.

Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 8 de 28
© Holger Kehne

Conceito espacial: Desfiladeiros arquitetônicos e caminhos

Levando em conta o fato de que o local tem um forte caráter linear, a primeira tarefa de desenho foi a estruturação de duas circulações paralelas ao eixo principal. O corredor mais longo leva o usuário através de uma forte experiência de estar rodeado de concreto, aço corten e, finalmente, imerso em uma densa cobertura de vegetação. O efeito de desfiladeiro é conseguido através da incorporação de 'floreiras' de grande tamanho que delineiam o caminho e são jardins pequenos onde se pode entrar e observar desde o exterior.

Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 16 de 28
Corte B
Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 18 de 28
Corte D

O segundo corredor, derivado do primeiro, cria a sensação de estar por cima da paisagem. A fim de conseguir isto, uma suave inclinação coloca o espectador em uma posição levemente superior, enquanto as floreiras são levemente reduzidas. O efeito combinado reverte o efeito do eixo principal de uma maneira tal que os jardins suspensos dão lugar  a um jardim submerso a oeste do caminho. Ambos corredores estão vinculados através de uma série de terraços de paisagens de diferentes materiais, gerando um campo diverso que é responsável pela diversidade e a variedade de experiências.

Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 3 de 28
© Holger Kehne

Paisagens de múltiplas camadas: Rochas como ilhas no mar

As floreiras servem como elementos de contorção na paisagem mais ampla, uma versão a grande escala dos componentes tradicionais do jardim Shouzhou, das contenções da rochas e da paisagem em miniatura dentro do fluxo do mar. É possível observar cada objeto e também imaginar subir neles em um ato de relação íntima com a natureza. Alguns dos jardins tradicionais incorporam um elemento de circulação dentro destas rochas, convertendo-se tanto em miniatura quanto em um ponto de observação.

Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 19 de 28
Axonométrica em Camadas

O conceito do jardim submerso utiliza estas tradições para criar uma experiência diversa onde são criados os níveis dentro das floreiras, para que os visitantes possam desfrutar da plena tridimensionalidade do parque, ascender olhando as outras floreiras e o fluxo das pessoas em todo o lugar. Por último, os padrões de pavimento e o esquema de fluxo ao longo de todo o local criam um sentido de totalidade, continuidade e grande harmonia ao parque. 

Jardim Submerso / Plasma Studio - Imagem 7 de 28
© Holger Kehne

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim Submerso / Plasma Studio" [Sunken Garden / Plasma Studio] 11 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792882/jardim-submerso-plasma-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.