O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Parque
  4. China
  5. Plasma Studio
  6. 2013
  7. Jardim Submerso / Plasma Studio

Jardim Submerso / Plasma Studio

  • 11:00 - 11 Agosto, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Jardim Submerso / Plasma Studio
Jardim Submerso / Plasma Studio, © Holger Kehne
© Holger Kehne

© Holger Kehne © Holger Kehne © Holger Kehne © Holger Kehne + 28

  • Arquiteto

    Eva Castro, Holger Kehne, Ulla Hell, Chuan Wang
  • Equipe de Projeto

    甘力, 廖晓飓, 蔡恬岚 and 李翔 (Plasma Studio); 李卓, Alfredo Ramirez, Eduardo Rico, Marta Postigo, Aleksandra Cicha (Groundlab)
  • Mais informações Menos informações
© Holger Kehne
© Holger Kehne

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de trabalhar com um terreno alagadiço provém da missão de criar uma experiência íntima e intensa, combinada com um forte sentimento de harmonia com o meio ambiente e contemplação íntima. O Jardim Submerso observa conceitos presentes nos jardins tradicionais de Shouzou, como o ambiente rochoso, o afloramento e o equivalente ocidental da gruta. para logo viajar no espaço e tempo com jardins suspensos e mais a frente com o conceito de um pátio submerso.

© Holger Kehne
© Holger Kehne

O resultado é uma combinação de intensas distorções de terra e um agudo sentido de três dimensões, onde o visitante se sente coberto por concreto, aço e vegetação, livre para explorar uma versão mais intensa de um microcosmos em uma série de paisagens para reflexão, relaxamento e entretenimento lúdico.

© Holger Kehne
© Holger Kehne

Conceito espacial: Desfiladeiros arquitetônicos e caminhos

Levando em conta o fato de que o local tem um forte caráter linear, a primeira tarefa de desenho foi a estruturação de duas circulações paralelas ao eixo principal. O corredor mais longo leva o usuário através de uma forte experiência de estar rodeado de concreto, aço corten e, finalmente, imerso em uma densa cobertura de vegetação. O efeito de desfiladeiro é conseguido através da incorporação de 'floreiras' de grande tamanho que delineiam o caminho e são jardins pequenos onde se pode entrar e observar desde o exterior.

Corte B
Corte B
Corte D
Corte D

O segundo corredor, derivado do primeiro, cria a sensação de estar por cima da paisagem. A fim de conseguir isto, uma suave inclinação coloca o espectador em uma posição levemente superior, enquanto as floreiras são levemente reduzidas. O efeito combinado reverte o efeito do eixo principal de uma maneira tal que os jardins suspensos dão lugar  a um jardim submerso a oeste do caminho. Ambos corredores estão vinculados através de uma série de terraços de paisagens de diferentes materiais, gerando um campo diverso que é responsável pela diversidade e a variedade de experiências.

© Holger Kehne
© Holger Kehne

Paisagens de múltiplas camadas: Rochas como ilhas no mar

As floreiras servem como elementos de contorção na paisagem mais ampla, uma versão a grande escala dos componentes tradicionais do jardim Shouzhou, das contenções da rochas e da paisagem em miniatura dentro do fluxo do mar. É possível observar cada objeto e também imaginar subir neles em um ato de relação íntima com a natureza. Alguns dos jardins tradicionais incorporam um elemento de circulação dentro destas rochas, convertendo-se tanto em miniatura quanto em um ponto de observação.

Axonométrica em Camadas
Axonométrica em Camadas

O conceito do jardim submerso utiliza estas tradições para criar uma experiência diversa onde são criados os níveis dentro das floreiras, para que os visitantes possam desfrutar da plena tridimensionalidade do parque, ascender olhando as outras floreiras e o fluxo das pessoas em todo o lugar. Por último, os padrões de pavimento e o esquema de fluxo ao longo de todo o local criam um sentido de totalidade, continuidade e grande harmonia ao parque. 

© Holger Kehne
© Holger Kehne

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Plasma Studio
Escritório
Cita: "Jardim Submerso / Plasma Studio" [Sunken Garden / Plasma Studio] 11 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792882/jardim-submerso-plasma-studio> ISSN 0719-8906