La Carbonera / Yemail Arquitectura

La Carbonera  / Yemail Arquitectura  - Mais Imagens+ 11

Sesquilé, Colômbia
  • Arquitetos: Yemail Arquitectura ; Yemail Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  72
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Santiago Pinyol
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acesco, Jorge Ramirez, Mauricio Velasquez
  • Projeto Estrutural: Cni Ingenieros
  • Projeto Hidrossanitário: Bernardo Rodriguez
  • Construção: Reynel Chaves (Chefe encaregado)
  • Cliente: Gloria Emma Nieto
  • Projeto: Antonio Yemail
  • Equipe De Trabalho: Lucas Nieto, Clara Osorio, Juan Anzola
  • Cidade: Sesquilé
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Santiago Pinyol

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta residência é a continuação de uma investigação iniciada em projetos anteriores realizados no contexto geográfico da Savana de Bogotá.

© Santiago Pinyol

Os projetos são residências rurais de tradição moderna que retomam critérios conceituais da prefabricação, economia de recursos e do fascínio por detalhes construtivos em aço. Neste sentido, para nós foi um marco de referência as soluções de construção industrializada do pós-guerra, que podem ser reconhecidas no trabalho de Jean Prouve, Charles e Ray Eames, ou mesmo no conjunto de residências unifamiliares promovidas em Los Angeles pela revista Arts and Architecture conhecidas como Case Study Houses, o que nos levou ao terreno visual da montagem industrial, da padronização, além de nos levar à compreensão dessas casas como modelos alternativos para a classe média nos quais a solução espacial contempla a incorporação de um determinado estilo de vida ou empreendimento produtivo.

Planta Baixa
Planta Baixa

A interação com cada cliente resultou em um conjunto de usos singulares combinando a necessidade de conforto doméstico, a relação com a paisagem e o interesse por restaurar o tecido vegetal do entorno.

Corte
Corte

Por outro lado, foi uma constante o interesse de reconhecer os valores da paisagem cultural da savana de Bogotá através do uso de tipologia tradicionais, materiais de produção local, e da busca por implantações ousadas em uma topografia de cordilheira com seus regimes de chuva.

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

No interior deste trabalho, impera a busca pela mistura, pela diversidade e pelo cruzamento de modos de habitar, valores estéticos, e tecnologias. Todos inclinam-se à combinação do recurso expressivo das texturas e da estrutura aparente, que reflete os métodos construtivos mais tradicionais em contraste visual com componentes industriais.

© Santiago Pinyol

A Carbonera é uma residência localizada na represa de Tominé em um terreno inclinado e rochoso que possui uma cobertura vegetal de espécies da alta floresta andina, tipicamente frágeis, arbustivas e de crescimento lento. Sua estratégia projetual é a implantação com o menor impacto no solo, a busca de uma altura que permita a relação visual com a represa sobre a copa das árvores, e o uso de um modelo construtivo eficiente em termos de tempo e custo.

© Santiago Pinyol

A síntese formal é um volume de 72 m2 apoiado em seis pilares esbeltos de 15x15 cm, com uma cobertura metálica de uma água que cria uma abertura com janelas e arremata com um terraço varanda de 1,5x12 metros que cumpre a função de um pátio. 

© Santiago Pinyol

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "La Carbonera / Yemail Arquitectura " [La Carbonera / Yemail Arquitectura ] 09 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792822/la-carbonera-yemail-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.