O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Colômbia
  5. Yemail Arquitectura
  6. 2014
  7. La Carbonera / Yemail Arquitectura

La Carbonera / Yemail Arquitectura

La Carbonera / Yemail Arquitectura
La Carbonera  / Yemail Arquitectura , © Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

© Santiago Pinyol © Santiago Pinyol © Santiago Pinyol © Santiago Pinyol + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Sesquilé, Colômbia
  • Cliente

    Gloria Emma Nieto
  • Projeto

    Antonio Yemail
  • Equipe de Trabalho

    Lucas Nieto, Clara Osorio, Juan Anzola
  • Área

    72.0 m2
  • Ano do Projeto

    2014
  • Fotografias

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta residência é a continuação de uma investigação iniciada em projetos anteriores realizados no contexto geográfico da Savana de Bogotá.

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

Os projetos são residências rurais de tradição moderna que retomam critérios conceituais da prefabricação, economia de recursos e do fascínio por detalhes construtivos em aço. Neste sentido, para nós foi um marco de referência as soluções de construção industrializada do pós-guerra, que podem ser reconhecidas no trabalho de Jean Prouve, Charles e Ray Eames, ou mesmo no conjunto de residências unifamiliares promovidas em Los Angeles pela revista Arts and Architecture conhecidas como Case Study Houses, o que nos levou ao terreno visual da montagem industrial, da padronização, além de nos levar à compreensão dessas casas como modelos alternativos para a classe média nos quais a solução espacial contempla a incorporação de um determinado estilo de vida ou empreendimento produtivo.

Planta Baixa
Planta Baixa
Planta Baixa
Planta Baixa

A interação com cada cliente resultou em um conjunto de usos singulares combinando a necessidade de conforto doméstico, a relação com a paisagem e o interesse por restaurar o tecido vegetal do entorno.

Corte
Corte
Corte
Corte

Por outro lado, foi uma constante o interesse de reconhecer os valores da paisagem cultural da savana de Bogotá através do uso de tipologia tradicionais, materiais de produção local, e da busca por implantações ousadas em uma topografia de cordilheira com seus regimes de chuva.

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

No interior deste trabalho, impera a busca pela mistura, pela diversidade e pelo cruzamento de modos de habitar, valores estéticos, e tecnologias. Todos inclinam-se à combinação do recurso expressivo das texturas e da estrutura aparente, que reflete os métodos construtivos mais tradicionais em contraste visual com componentes industriais.

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

A Carbonera é uma residência localizada na represa de Tominé em um terreno inclinado e rochoso que possui uma cobertura vegetal de espécies da alta floresta andina, tipicamente frágeis, arbustivas e de crescimento lento. Sua estratégia projetual é a implantação com o menor impacto no solo, a busca de uma altura que permita a relação visual com a represa sobre a copa das árvores, e o uso de um modelo construtivo eficiente em termos de tempo e custo.

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

A síntese formal é um volume de 72 m2 apoiado em seis pilares esbeltos de 15x15 cm, com uma cobertura metálica de uma água que cria uma abertura com janelas e arremata com um terraço varanda de 1,5x12 metros que cumpre a função de um pátio. 

© Santiago Pinyol
© Santiago Pinyol

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Yemail Arquitectura
Escritório
Cita: "La Carbonera / Yemail Arquitectura " [La Carbonera / Yemail Arquitectura ] 09 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792822/la-carbonera-yemail-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.