Nautilus / TEN + NGO City Creative Network

Nautilus / TEN + NGO City Creative Network - Mais Imagens+ 19

  • Apoio / Parceiros: Architectural Faculty of Skopje (AFS)
, Prince Claus fund for Culture and Development (PCF), 
City of Skopje
, Ministry of Culture of Republic of Macedonia, 
GTA/ETH Zurich, Prof. Philip Ursprung
, Skopje Fair, 
Balkans Arts and Culture Fund (BAC); as part of the project ACT4CITY.
  • Colaboradores: Ivana Angelova, Ana Boranieva, Elena Dinovska, Gligor Dubrovski, Erina Filipovska, Jasna Stefanovska, Milos Stokuca, Neven Kostic, Christian Gork
  • Autores: Lukas Burkhart, Alexa den Hartog, Dejan Dinevski, Milan Dinevski, Damjan Kokalevski, Aurel Martin, Guillaume Othenin-Girard, Luka Piskorec, Nicolas Rothenbuehler, Karl Ruehle, Darko Krstevski, Yves Seiler, Nemanja Zimonjic
  • Co Autores: Sofija Bakalova, Jonatan Egli, Lucas Enzo Bucher, Iskra Filipova, Lukas Fink, Demjan Haller, Diandra Germann, Lukas Herzog, Ilcho Ilievski, Elena Jovanovska, Lazo Lazarov, Emilija Lelifanovska, Sandra Mojsova, Anne Marie Nagy, Monika Petrov, Micha Ringger, Martin Ristovski, Mirjam Schenk, Mihajlo Stojanovski, Jan Zurcher
  • Cidade: Skopje
  • País: Macedônia
Mais informaçõesMenos informações
© Joel Tettamanti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este verão, moradores e grupos culturais de Skopje acolheram uma estrutura aberta construída com a intenção de realizar eventos, palestras e encontros nas margens do rio da cidade, o rio Vardar. O espaço para eventos foi concebido e realizado por um grupo de arquitetos da associação TEN e uma ONG local, a City Creative Network (CCN).

Axonométrica

A intervenção é colocada na margem do rio, perto do centro da cidade, de frente para o Centro Cultural Juventude de Skopje e para a Academia de Artes e Ciências. Como infraestrutura urbana, Nautilus oferece uma ligação pedonal do nível mais alto da rua até a beira da água, atuando como um limite entre a estrada e o espaço de lazer com pista de bicicleta, criando novas possibilidades espaciais para facilitar e incentivar eventos culturais e reuniões neste local anteriormente subutilizado.

© Joel Tettamanti

A intenção dos autores do Nautilus não era se engajar na atual conversa sobre o desenvolvimento que tomou conta da cidade, mas sim tentar ver o invisível; para voltar a animar uma parte esquecida e negligenciada de Skopje e dotá-la não com significados e códigos explícitos, mas sim, com a tão necessária possibilidade das pessoas se reunirem no espaço público. Nesse sentido, ao contrário das outras estruturas na área, Nautilus não transmite mensagens concretas: é uma questão aberta. Além disso, a metodologia do projeto engloba mais que apenas a sua construção, já que inclui conversas com moradores, equipes de produção, trabalhadores e fabricantes tanto locais quanto internacionais, grupos de estudantes suíços e macedônios, e o fotógrafo suíço Joël Tettamanti que produziu uma série de fotografias da cidade em conjunto com o processo de construção.

Axonométrica

A estrutura primária de 20 metros de comprimento do Nautilus é construída sobre e em torno da parede de pedra, mas não a toca. Ela é construída inteiramente de aço e revestida em locais estratégicos com um tecido trançado e pintado feito especialmente para o projeto. O tecido é usado como uma moldura para o local, uma superfície de projeção e um delineador de diferentes espaços de transição dentro da rígida estrutura repetida de aço. À beira do rio, ela sobe 6 metros acima do nível da ciclovia, com uma tela alta sobre a qual imagens podem ser projetadas; no entanto, na estrada, a sua altura permanece modesta, um convite à descoberta e à apropriação.

© Joel Tettamanti

A escada de madeira estreita na estrutura primária faz uma transição de nível de 5 metros entre o rio e a estrada, atuando como o único conector entre os quatro níveis diferentes ao longo de 200 metros de comprimento da parede de pedra. A escada pública possui ma cobertura que cria uma série de experiências espaciais dentro da estrutura, oferecendo vistas emolduradas do rio durante a subida e descida, e protegendo os visitantes do sol quente. A escada pode atuar como um espaço interior, mas na verdade, nunca há uma clara divisão entre interior e exterior. A largura da escada varia de 2 metros no nível inferior (grande o suficiente para poder sentar), a 20 centímetros no nível da cobertura (em que apenas os animais podem pousar).

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Skopje, Macedônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nautilus / TEN + NGO City Creative Network" [Nautilus / TEN + NGO City Creative Network] 07 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792753/nautilus-ten-plus-ngo-city-creative-network> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.