Residência Vila Mariana / Verso Arquitetura

Residência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Bancada, Pia, Cozinha, CadeiraResidência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Janela, Fachada, Jardim, Aido, PátioResidência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Janela, Tijolo, Jardim, CorrimãoResidência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Mesa, CadeiraResidência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Mais Imagens+ 18

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Verso Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Marcenaria Andrade, Reka Iluminação
  • Arq Iara Feijó Brovini : PPC Construtora
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Janela, Escada, Fachada, Jardim
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reforma para este pequeno sobrado de 140m², localizado em uma viela num bairro tradicional de São Paulo, teve como principal intervenção a integração das áreas sociais com a cozinha, localizados no pavimento térreo da casa. Para isto, foram demolidas quase todas as paredes que delimitavam estas áreas internamente, criando-se um ambiente coletivo único e amplo, conectado pela bancada central de madeira.

Residência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata
Planta Baixa

A ampliação da luminosidade natural nos ambientes do pavimento térreo também foi premissa fundamental para as intervenções propostas na reforma. A casa geminada encontra-se implantada em um terreno pequeno [180 m²], cuja maior extensão livre encontra-se voltada para a face sul, onde o recuo lateral relativamente estreito funciona como área de lazer e garagem. 

Residência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Janela, Fachada, Jardim, Aido, Pátio
© Pedro Napolitano Prata
Residência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Mesa, Cadeira, Madeira
© Pedro Napolitano Prata

Levando-se em consideração esta limitação, optou-se por privilegiar as aberturas nas faces da frente e fundos, onde se encontram a sala e a cozinha, direcionadas para leste e oeste respectivamente. Desta forma, as pequenas janelas existentes nestes ambientes foram substituídas por portas-balcão de alumínio com vidro, ampliando sensivelmente a incidência de luminosidade natural. Somada à integração entre ambientes, a ampliação dos vãos de iluminação e ventilação contribuiu decisivamente para a transformação dos espaços do pavimento térreo da casa.

Residência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Bancada, Pia, Cozinha, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata

A ampliação das aberturas resultou também na valorização da relação entre interior e exterior, descortinando a vista para os jardins e integrando o charmoso quintal em torno da casa às áreas internas de uso diário e convívio. 

Residência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata
Fachada

O projeto luminotécnico teve como diretriz o aumento da luminosidade e da sensação de amplitude, destacando o ambiente integrado resultante da reforma. Na cozinha, foram substituídos todos os revestimentos, bancadas e armários em marcenaria. 

Residência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Prateleira, Cadeira, Dormitório
© Pedro Napolitano Prata
Residência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Pia, Bancada, Janela
© Pedro Napolitano Prata

Como resultado, foi possível delinear ambientes com sensação de aconchego e amplitude, bem iluminados e integrados com o exterior, apesar da área relativamente pequena da residência.

Residência Vila Mariana  / Verso Arquitetura - Janela, Tijolo, Jardim, Corrimão
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Vila Mariana / Verso Arquitetura" 08 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792508/residencia-vila-mariana-verso-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.