A cidade como trama da vida cotidiana: a (r)evolução de Jane Jacobs / Chamada de artigos

A Comissão Editorial da Revista Políticas & Cidades e o editor deste número temático convidam pesquisadores a submeter trabalhos para o dossiê temático "A cidade como trama da vida cotidiana: a (r)evolução de Jane Jacobs".

No ano de 2016, celebramos os 100 anos de nascimento da teórica mais importante da disciplina de Estudos Urbanos, Jane Jacobs.

Derivadas de uma capacidade aguda de observação e atenção ao cotidiano e de uma habilidade singular para capturar as relações sócio-espaciais complexas que subjazem a vida urbana – e traduzi-las em linguagem simples – as proposições de Jacobs tampouco minimizaram seu potencial de polêmica. Ela foi a teórica de maior impacto nos Estudos Urbanos no século XX. Suas ideias mudaram a disciplina e suas hipóteses têm sido em ampla medida corroboradas por estudos empíricos sistemáticos – no exterior e no Brasil. Jacobs também teve impacto considerável na geografia econômica, área na qual há até mesmo um fenômeno com seu nome (as “externalidades Jacobs”, os efeitos positivos gerados pelas trocas entre setores distintos da economia). Entre os teóricos urbanos, Jane Jacobs é a única a rivalizar em número de citações com gigantes das disciplinas sócio-espaciais, como David Harvey e Henri Lefebvre.

A abordagem jacobsiana segue com potencial sentido também em nossa realidade: parece oferecer subsídios para pensarmos a diluição da forma urbana em tipologias desconectadas de seus contextos; a aparente diluição correspondente na vitalidade de nossas cidades; possíveis tendências de fragmentação política, invisibilização de alteridades e de luta por reconhecimento de campos sociais e suas expressões no urbano.

Para discutir essas questões em nosso contexto – e, no melhor espírito jacobsiano, revisar criticamente e buscar a expansão de suas ideias – a Revista Políticas & Cidades faz ampla chamada para artigos focados em temáticas contemporâneas – da reflexão social e econômica sobre a vida de cidades e regiões à ação política em campos urbanos tensionados.

OBJETIVOS da Edição especial

Estimular o uso e expansão das ideias de Jacobs, sobretudo em direções (i) teóricas, de modo a explorar uma visão sistêmica sobre a complexidade do urbano; (ii) substantivas, de modo a expandir a visão das relações sócio-espaciais em jogo na cidade; (iii) empíricas, de modo a aproximá-la do contexto brasileiro, e checar as adequações e limitações de suas teorias nesse sentido.
Estimular o cruzamento entre abordagens e imaginações sociológicas, espaciais e etnográficas.
Estimular o pensamento bottom-up, em trabalhos capazes de evocar o tecido frágil das interações cotidianas, incluindo as tramas dos campos sociais, baseados em gênero, faixa etária (como crianças e a cidade) e diferentes orientações, bem como as redes da trocas microeconômicas e suas espacialidades.
Explorar as implicações políticas das proposições e atividades de Jacobs – também em nosso contexto.
Encorajar o contato e utilização de toda a extensão da obra de Jacobs – para além do seu livro publicado no Brasil, Morte e Vida das Grandes Cidades. Talvez três fases in continuum possam ser distinguidas em seus trabalhos: a atenção ao universo social e político intraurbano; a atenção à gênese regional e ao papel econômico das cidades; e a reflexão mais ampla sobre sociedades e cultura (veja lista de trabalhos abaixo).

TEMAS

A chamada é especialmente voltada para os seguintes temas, entre outros de interesse:

Forma urbana e arquitetura como condições para a vida social: a relação entre forma arquitetônica, forma urbana e vida no espaço público; espaço e lugares urbanos como expressão de diferentes campos e grupos sociais.
Apropriação do espaço público, segurança natural e novas visões de urbanidade.
Política do cotidiano e cidade: as condições urbanas para a expressão política.
Diversidade urbana, a vida de bairros e cidades: condições espaciais para a materialização das redes da microeconomia: trocas intermediárias e finais; os entrelaces do social e do econômico na escala local e na escala urbana.
O papel da diversidade na microeconomia: as externalidades ou “economias Jacobs” na geografia econômica; cultura, e cidades criativas; prosperidade e decadência urbana; processos de gentrificação e as lacunas da teoria jacobsiana; as forças que levaram à invenção das cidades e sua morfologia particular.
Jacobs e o diagnóstico da cultura: a produção tardia da autora; a visão sistêmica sobre sociedade, economia e cidade; contextos de crise e “tempos sombrios à frente” (veja bibliografia abaixo)
Jacobs e a realidade brasileira: relações, dificuldades e possibilidades de exploração das abordagens e da temática jacobsiana em nosso contexto.
Os trabalhos devem devem dialogar com os temas da literatura Jacobsiana (veja bibliografia abaixo) e também com os conceitos Jacobsianos - lembrando que eles se estendem de uma visão das condições materiais da vida cotidiana até as redes microeconômicas e políticas que se materializam na cidade, mas que a transcendem em outras escalas.

Este diálogo pode envolver a incursão em conceitos, comparações e confrontos com outras abordagens, bem como a exploração de divergências e de possibilidades de avanço da abordagem em novas direções, tanto conceituais quanto substantivas.

SUBMISSÕES

  • Título

    A cidade como trama da vida cotidiana: a (r)evolução de Jane Jacobs / Chamada de artigos
  • Tipo

    Envio de propostas
  • Organizadores

  • Prazo de inscrição

    20 de Agosto de 2016 04:39 PM
  • Prazo para envio

    20 de Agosto de 2016 04:39 PM
  • Preço

    Grátis

Se você deseja enviar um concurso ou outro tipo de chamada, por favor use este formulário. As opiniões expressas nesta sessão de oportunidades não refletem necessariamente o ponto de vista do ArchDaily.

Cita: "A cidade como trama da vida cotidiana: a (r)evolução de Jane Jacobs / Chamada de artigos" 27 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792149/a-cidade-como-trama-da-vida-cotidiana-a-r-evolucao-de-jane-jacobs-chamada-de-artigos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.