Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura

Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 2 de 29Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 3 de 29Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 4 de 29Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 5 de 29Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Mais Imagens+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14890
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Atriun, Conlumi, Eliane, Engemetal Estruturas Metálicas, Engemix, Holcim, Jobel Pré – Fabricados, Poscon, Trends
  • Autor: Luiz Carlos Esteves
  • Colaboradores: Beatriz Martins Rafael (SETEC HIDROBRASILEIRA Obras e Projetos Ltda) e Thiago Henrique Pontes (Luiz Esteves Arquitetura Ltda)
  • Paisagismo: Rodolfo Gêiser e Christiane Ribeiro
  • Comunicação Visual: Maria Ângela Melo de Araújo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 4 de 29
© Nelson Kon

Localização:

A Estação Tamanduateí da Linha 2 – Verde está implantada entre a Avenida Presidente Wilson e a Rua Guamiranga, cruzando sobre os eixos das vias da Linha 10 - Turquesa da CPTM. A integração entre a Estação Tamanduateí da Linha 2 – Verde e a nova Estação Tamanduateí da Linha 10 - Turquesa da CPTM, é feita através de um mezanino comum, posicionado sob a plataforma metroviária.

Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 9 de 29
© Nelson Kon
Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 21 de 29
Implantação

Concepção e descrição geral do projeto

 A Estação Tamanduateí é uma estação elevada com plataformas laterais, integrada com a Estação Tamanduateí da Linha 10 - Turquesa da CPTM através de mezanino comum às duas estações.

Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 11 de 29
© Nelson Kon
Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 27 de 29
Corte

O acesso a este mezanino é feito através de uma passarela, e dois conjuntos de escadas rolantes e fixas. Esta passarela faz também a ligação entre a Av. Presidente Wilson e a Rua Guamiranga garantindo também passagem livre de pedestres entre duas áreas do bairro anteriormente separadas pela ferrovia. 

Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 14 de 29
© Nelson Kon
Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 2 de 29
© Nelson Kon

As plataformas da estação encontram-se a mais de 16.00 metros acima da cota da Av. Presidente Wilson. Este posicionamento das vias decorre principalmente da necessidade de transposição e integração com a Linha 10 - Turquesa da CPTM. Esta condicionante permitiu estruturar o corpo da estação em quatro níveis superpostos: salas técnicas, salas operacionais, mezanino e plataformas. A superposição destas áreas sob a projeção das plataformas permitiu otimizar as estruturas. Dessa forma, partindo de uma modulação de vãos de 34.00 metros para a via permanente que utiliza estruturas pré-moldadas, foi possível manter esta mesma modulação no nível mezanino, uma vez que as plataformas resultam como cobertura deste nível. Do nível mezanino para baixo, com estruturas moldadas in-loco, adotou-se a modulação de 17,00m, mais econômica e permitindo a compatibilização da altura das vigas às limitações de pé-direito dos níveis Salas Operacionais e Salas Técnicas.

Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 6 de 29
© Nelson Kon
Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 24 de 29
Corte

A simples superposição dos quatro níveis citados poderia resultar numa volumetria muito pesada e de pouca identidade. De forma a minimizar este aspecto, procurou-se escalonar os quatro níveis em diferentes planos, criando-se alternadamente volumes e transparências, proporcionando maior leveza ao conjunto superior. 

Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 17 de 29
© Nelson Kon
Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 3 de 29
© Nelson Kon

O Mezanino ocupa toda a área de projeção das plataformas metroviárias, permitindo a integração e o acesso às duas estações pela Av. Presidente Wilson e pela Rua Guamiranga. Nesta área estão implantadas as bilheterias, SSO (Sala de Supervisão Operacional), bloqueios e Sala de Primeiros Socorros. A vedação desta grande área é feita através de painéis de vidro até a altura de 2,10 m, sendo que a parte superior é mantida livre, proporcionando ventilação natural de toda a área. Este fechamento em vidro encontra-se afastado das bordas externas do piso, permitindo uma limpeza e manutenção simples e segura. 

Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 7 de 29
© Nelson Kon
Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 22 de 29
Planta Baixa

O acesso às Plataformas a partir do Mezanino se dá através de dois conjuntos de escadas fixas, rolantes e elevadores, configurados como estruturas independentes do corpo da estação e implantados perpendicularmente às plataformas. O arranjo destas escadas foi feito de forma a criar áreas de dispersão, evitando o acúmulo de usuários na plataforma junto às escadas rolantes. As escadas, propriamente, se concentram num volume central, sendo que as circulações laterais que levam a Plataforma e o patamar das escadas se destacam, caracterizando-se como grandes empenas de concreto em balanço, proporcionando desta forma maior leveza ao conjunto.

Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura - Imagem 19 de 29
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tamanduatei - Av. Presidente Wilson, 4801 - Vila Independencia, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Tamanduateí / Luiz Esteves Arquitetura" 28 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792123/estacao-tamanduatei-luiz-esteves-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.