O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Escritórios
  4. Casa MVRDV / MVRDV

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa MVRDV / MVRDV

Casa MVRDV / MVRDV
Casa MVRDV / MVRDV, © Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

© Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Roterdão, Holanda
  • Equipe de Projeto

    Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries, Herman Gaarman, Emilie Koch, Elien Deceuninck e Jun Xiang Zhang
  • Área

    2400.0 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma dos novos escritórios de MVRDV conta com 150 postos de trabalho e teve sua ideia inicial em capturar e enaltecer seu próprio DNA no que agora é chamada a Casa MVRDV. O novo espaço de 2.400 m² consolida o progresso realizado nas antigas configurações, aprendendo como a equipe habitava e trabalhava no antigo edifício e traduz estes em novos espaços, mais produtivos e mais aconchegantes.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

"A família em expansão da MVDRV precisava de uma nova casa, então é exatamente isso que nós tentamos capturar. Tudo o que a casa precisa, uma sala de jantar, sala de estar, sofás para todos sentarem juntos", explica o co-fundador da MVDRV Jacob van Rijs. "Esta também foi uma oportunidade para captar como trabalhamos e funcionamos enquanto escritório, para então confeccionar novos espaços que iriam impulsionar nossos métodos de trabalho e resultados; espaços eficientes que melhoram a forma de colaboração nos meios que trabalhamos."

Corte-Diagrama
Corte-Diagrama

A grande Sala da Família se torna o elemento central para a interação social com três elementos superdimensionados de uma casa, o sofá, a sala de jantar e o 'lustre de vegetação' - uma grande tribuna com uma tela de projeção retrátil para palestras, apresentações do escritório ou mesmo uma partida de futebol; a grande sala de jantar, na qual todo a equipe se reúne diariamente; e um grande vaso que possui no seu centro a equipe de boas vindas da MVRDV. Em seguida, o Atelier para as equipes de projeto assume o espaço central principal - iluminado e silencioso. Uma parede envidraçada, coberta de doodles e diagramas de trabalho separa o atelier da sala de estar, se estendendo até três  - entre cinco - dos arcos principais. Do lado oposto, como uma casa de bonecas em corte, estão as salas de reunião multicoloridas. Cada uma delas possui um tema e mobiliários específicos para diferentes tipos de reuniões. A Sala de Projeto com paredes de quadro-branco para oficinas, A Sala de Apresentação em azul escuro para apresentações formais maiores. O Lounge com cadeiras baixas para conversas mais particulares, a intimista Biblioteca e a Sala de Jogos para reuniões informais e diversão na mesa de pingue-pongue. E, claro, uma série de outros espaços especiais monocromáticos. 

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

Os cinco segmentos de escritórios são melhorados, as antigas áreas fechadas foram abertas e substituídas por paredes de vidro. De quase qualquer ponto do escritório é possível ver as outras pessoas dentro do espaço. Os espaços de trabalho em si esperam nutrir uma atmosfera coletiva. Algumas mesas sob medida foram projetas para equipes inteiras como uma grande unidade, sem pés de mesas ou divisores no caminho.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

A atitude criativa do trabalho é ainda refletida em algumas características específicas; diferente do restante do escritório que desfrutam de ambientes repletos de luz e vistas de todo o escritório, os diretores optaram por ter seu espaço recolhido no canto mais escuro, no térreo e próximo à impressora e esquina do café, para os incentivar a interagir com o restante da equipe do MVRDV. Banheiros sem distinção de gênero, uma parede com fotografias da família e uma grande mesa comunal de 30 metros são sinais do tecido social da empresa. 

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

O edifício que abriga os novos escritórios da sede do MVRDV é em si uma grande comunidade da indústria criativa, técnica e empresaria, variando desde pequenas start-up's de tecnologia a grandes empresas de design. Cafés e restaurantes criam uma ocasião para usuários do edifício se reunirem; algo que será ainda mais incentivado com o projeto do MVRDV para o pátio comunal do edifício.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

"Para nós, também faz muito sentido ser parte do Het Industriegebouw enquanto edifício e comunidade", conta  Jacob van Rijs. "Agora compartilhamos espaços de trabalho que poderiam permitir colaboração e crescimento futuro e flexível dentro do edifício, assim como era o projeto original do arquiteto do edifício."

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

O edifício foi originalmente projetado pelo arquiteto do pós guerra, o holandês Hugh Maaskant em 1952 que também projetou edifícios icônicos na cidade, como o Groot Handelsgebouw, cuja cobertura foi destino do recente projeto de MVRDV intitulado 'The Stairs’ e o Hotel Hilton no centro de Rotterdam.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode
Cita: "Casa MVRDV / MVRDV" [MVRDV House / MVRDV] 26 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791789/casa-mvrdv-mvrdv> ISSN 0719-8906